Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/696
Tipo: Dissertação
Título : O sensível da imagem: sensorialidade, corpo e narrativa no cinema contemporâneo da Ásia
Título en inglés: The sensible of image: sensoriality, body and narrative on Asian contemporary cinema
Autor : Silva, Camila Vieira da
Tutor: Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra
Palabras clave : Cinema;Narrativa;Corpo;Body;Narrative;Cinema – Ásia;Cinema - Estética;Crítica cinematográfica – Ásia;Arte narrativa – Ásia;Cinema - Enredos, temas, etc. – Ásia;Expressão audiovisual;Linguagem audiovisual;Sentimentos
Fecha de publicación : 2010
Citación : SILVA, Camila Vieira da. O sensível da imagem: sensorialidade, corpo e narrativa no cinema contemporâneo da Ásia, 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2010.
Resumen en portugués brasileño: Apresentando como tema a relação entre sensorialidade, corpo e narrativa em determinada produção cinematográfica recente realizada em países asiáticos, como Tailândia, Taiwan e Japão, esta dissertação procura investigar como os filmes Mal dos Trópicos (Sud Pralad, 2004), de Apichatpong Weerasethakul; Adeus, Dragon Inn (Bu San, 2003), de Tsai Ming-Liang; Café Lumière (Kôhî Jikô, 2004), de Hou Hsiao-Hsien; e Shara (Sharasojyu, 2003), de Naomi Kawase, relacionam-se à compreensão de uma forma específica de lidar com o cinema com base em questões relativas ao sensorial e ao corpo, que implicam também em determinado tipo de construção audiovisual narrativa. A hipótese aqui é de que tais cineastas contemporâneos priorizam em seus filmes uma espécie de atenção a tudo aquilo que diz respeito ao pathos (os afetos, os sentimentos) e à conservação da integralidade antropológica dos homens. Lançados no circuito de festivais internacionais de cinema entre 2003 e 2004, as quatro produções citadas acima foram escolhidas como objeto de estudo com base na hipótese de que existe neles um regime específico de imagem, em que se privilegiam aspectos sensoriais que interferem diretamente na construção narrativa.
Abstract: Introducing as a theme the relation between sensoriality, body and narrative at the recent cinema production released in Asian countries, as Thai, Taiwan and Japan, this paper searches to investigate how movies as Tropical Malady (Sud Pralad, 2004), by Apichatpong Weerasethakul; Goodbye, Dragon Inn (Bu San, 2003), by Tsai Ming-Liang; Café Lumière (Kôhî Jikô, 2004), by Hou Hsiao-Hsien; e Shara (Sharasojyu, 2003), by Naomi Kawase, are related to an understanding of an specific form of cinema, based in questions about the sensorial and the body, which also implies at a kind of narrative construction audiovisual. This hypothesis is that such contemporary filmmakers brings at their movies a kind of attention to everything that is related at pathos (affections, feelings) and the conservation of human anthropological integrity. Released at the market of international film festivals between 2003 e 2004, these four feature films were chosen as object of study, based at the hypothesis that are in them an specific kind of image, which privileges sensorial aspects that interfere directly on narrative construction.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/696
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_Dis_CVSILVA.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.