Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado, Sylvia Beatriz Bezerra-
dc.contributor.authorSilva, Camila Vieira da-
dc.date.accessioned2011-08-26T16:05:47Z-
dc.date.available2011-08-26T16:05:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Vieira da. O sensível da imagem: sensorialidade, corpo e narrativa no cinema contemporâneo da Ásia, 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/696-
dc.description.abstractIntroducing as a theme the relation between sensoriality, body and narrative at the recent cinema production released in Asian countries, as Thai, Taiwan and Japan, this paper searches to investigate how movies as Tropical Malady (Sud Pralad, 2004), by Apichatpong Weerasethakul; Goodbye, Dragon Inn (Bu San, 2003), by Tsai Ming-Liang; Café Lumière (Kôhî Jikô, 2004), by Hou Hsiao-Hsien; e Shara (Sharasojyu, 2003), by Naomi Kawase, are related to an understanding of an specific form of cinema, based in questions about the sensorial and the body, which also implies at a kind of narrative construction audiovisual. This hypothesis is that such contemporary filmmakers brings at their movies a kind of attention to everything that is related at pathos (affections, feelings) and the conservation of human anthropological integrity. Released at the market of international film festivals between 2003 e 2004, these four feature films were chosen as object of study, based at the hypothesis that are in them an specific kind of image, which privileges sensorial aspects that interfere directly on narrative construction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectCinema – Ásiapt_BR
dc.subjectCinema - Estéticapt_BR
dc.subjectCrítica cinematográfica – Ásiapt_BR
dc.subjectArte narrativa – Ásiapt_BR
dc.subjectCinema - Enredos, temas, etc. – Ásiapt_BR
dc.subjectExpressão audiovisualpt_BR
dc.subjectLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subjectSentimentospt_BR
dc.titleO sensível da imagem: sensorialidade, corpo e narrativa no cinema contemporâneo da Ásiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresentando como tema a relação entre sensorialidade, corpo e narrativa em determinada produção cinematográfica recente realizada em países asiáticos, como Tailândia, Taiwan e Japão, esta dissertação procura investigar como os filmes Mal dos Trópicos (Sud Pralad, 2004), de Apichatpong Weerasethakul; Adeus, Dragon Inn (Bu San, 2003), de Tsai Ming-Liang; Café Lumière (Kôhî Jikô, 2004), de Hou Hsiao-Hsien; e Shara (Sharasojyu, 2003), de Naomi Kawase, relacionam-se à compreensão de uma forma específica de lidar com o cinema com base em questões relativas ao sensorial e ao corpo, que implicam também em determinado tipo de construção audiovisual narrativa. A hipótese aqui é de que tais cineastas contemporâneos priorizam em seus filmes uma espécie de atenção a tudo aquilo que diz respeito ao pathos (os afetos, os sentimentos) e à conservação da integralidade antropológica dos homens. Lançados no circuito de festivais internacionais de cinema entre 2003 e 2004, as quatro produções citadas acima foram escolhidas como objeto de estudo com base na hipótese de que existe neles um regime específico de imagem, em que se privilegiam aspectos sensoriais que interferem diretamente na construção narrativa.pt_BR
dc.title.enThe sensible of image: sensoriality, body and narrative on Asian contemporary cinemapt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Dis_CVSILVA.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.