Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69017
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação da aprendizagem na matemática na série final do ensino fundamental II na escola Netinha Castelo: diagnóstica ou classificatória? |
Título en inglés: | Assessment of learning in mathematics in the final grade of elementary school II at Netinha Castelo school: diagnosis or classification? |
Autor : | Silva, Wesley Mendes Lopes da |
Tutor: | Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins |
Palabras clave : | Ensino de matemática;Matemática;Instrumentos de avaliação |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SILVA, Wesley Mendes Lopes da . Avaliação da aprendizagem na matemática na série final do ensino fundamental II na escola Netinha Castelo: diagnóstica ou classificatória? 2020. 44 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho analisa a composição da avaliação da aprendizagem na última série do ensino fundamental II da Escola de Ensino Fundamental Netinha Castelo, localizada na cidade de Sobral, no Ceará. Foi guiado pela necessidade de compreender os instrumentos avaliativos utilizados, assim como suas funções e características educacionais. Partiu-se da seguinte indagação: A metodologia avaliativa utilizada pelo professor é diagnóstica ou classificatória? Partindo da ideia inicial que uma avaliação da aprendizagem pedagogicamente coerente deve ser composta por avaliadores cognitivos no processo de ensino e aprendizagem, analisa-se cada instrumento utilizado de acordo com sua importância e contribuição numérica nas notas bimestrais, referentes aos dois últimos bimestres do ano letivo de 2019. Instrumentos como provas global e parcial, trabalhos individual e grupal, atividades de classe e casa, participação e assiduidade serão analisados. Diversas pesquisas à literatura referente ao tema foram realizadas, assim como observações de aulas e acompanhamento da aplicação dos instrumentos avaliativos. Os resultados obtidos foram organizados e expostos em forma de relatório descritivo através de tabelas. |
Abstract: | This paper analyzes the composition of the assessment of learning in the last grade of elementary school II at the Escola de Ensino Fundamental Netinha Castelo, located in the city of Sobral, in Ceará. It was guided by the need to understand the evaluation instruments used, as well as their educational functions and characteristics. It started from the following question: Is the evaluation methodology used by the teacher diagnostic or classificatory? Starting from the initial idea that an evaluation of pedagogically coherent learning must be composed of cognitive evaluators in the teaching and learning process, each instrument used is analyzed according to its importance and numerical contribution in the bimonthly notes, referring to the last two bimonths of the school year. 2019. Instruments such as global and partial tests, individual and group work, class and home activities, participation and attendance will be analyzed. Several literature searches related to the theme were carried out, as well as class observations and monitoring of the application of the assessment instruments. The results obtained were organized and exposed in the form of a descriptive report through tables. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69017 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_wmlsilva.pdf | 566,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.