Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Wesley Mendes Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-27T18:04:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-27T18:04:34Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wesley Mendes Lopes da . Avaliação da aprendizagem na matemática na série final do ensino fundamental II na escola Netinha Castelo: diagnóstica ou classificatória? 2020. 44 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69017 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes the composition of the assessment of learning in the last grade of elementary school II at the Escola de Ensino Fundamental Netinha Castelo, located in the city of Sobral, in Ceará. It was guided by the need to understand the evaluation instruments used, as well as their educational functions and characteristics. It started from the following question: Is the evaluation methodology used by the teacher diagnostic or classificatory? Starting from the initial idea that an evaluation of pedagogically coherent learning must be composed of cognitive evaluators in the teaching and learning process, each instrument used is analyzed according to its importance and numerical contribution in the bimonthly notes, referring to the last two bimonths of the school year. 2019. Instruments such as global and partial tests, individual and group work, class and home activities, participation and attendance will be analyzed. Several literature searches related to the theme were carried out, as well as class observations and monitoring of the application of the assessment instruments. The results obtained were organized and exposed in the form of a descriptive report through tables. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem na matemática na série final do ensino fundamental II na escola Netinha Castelo: diagnóstica ou classificatória? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho analisa a composição da avaliação da aprendizagem na última série do ensino fundamental II da Escola de Ensino Fundamental Netinha Castelo, localizada na cidade de Sobral, no Ceará. Foi guiado pela necessidade de compreender os instrumentos avaliativos utilizados, assim como suas funções e características educacionais. Partiu-se da seguinte indagação: A metodologia avaliativa utilizada pelo professor é diagnóstica ou classificatória? Partindo da ideia inicial que uma avaliação da aprendizagem pedagogicamente coerente deve ser composta por avaliadores cognitivos no processo de ensino e aprendizagem, analisa-se cada instrumento utilizado de acordo com sua importância e contribuição numérica nas notas bimestrais, referentes aos dois últimos bimestres do ano letivo de 2019. Instrumentos como provas global e parcial, trabalhos individual e grupal, atividades de classe e casa, participação e assiduidade serão analisados. Diversas pesquisas à literatura referente ao tema foram realizadas, assim como observações de aulas e acompanhamento da aplicação dos instrumentos avaliativos. Os resultados obtidos foram organizados e expostos em forma de relatório descritivo através de tabelas. | pt_BR |
dc.title.en | Assessment of learning in mathematics in the final grade of elementary school II at Netinha Castelo school: diagnosis or classification? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_wmlsilva.pdf | 566,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.