Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68898
Tipo: | Dissertação |
Título : | As práticas da aprendizagem colaborativa e dos multiletramentos desenvolvidas no uso do whatsapp por alunos dos 3° anos do ensino médio: um estudo em uma escola de ensino profissionalizante do município de Caucaia-CE |
Autor : | Lima, Maria Gezilane Gomes de |
Tutor: | Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira |
Palabras clave : | Aprendizagem colaborativa;Multiletramentos;Educação;Collaborative learning;Multiliteracies;Whatsapp;Education |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | LIMA, Maria Gezilane Gomes de. As práticas da aprendizagem colaborativa e dos multiletramentos desenvolvidas no uso do whatsapp por alunos dos 3° anos do ensino médio: um estudo em uma escola de ensino profissionalizante do município de Caucaia-CE. Orientador: Eduardo Santos Junqueira Rodrigues. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho discorre sobre as práticas da aprendizagem colaborativa e dos multiletramentos desenvolvidas no uso do WhatsApp por alunos dos 3° anos do Ensino Médio, matriculados em uma Escola de Ensino Profissionalizante do município de Caucaia (CE). Para isso, estabeleceu como metodologia um estudo de caso de teor etnográfico e qualitativo, embasado por uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Como hipótese, determinou responder a seguinte pergunta: Como se estabelece a presença da aprendizagem colaborativa e sua ligação com os multiletramentos em um ambiente virtual de compartilhamento de saberes, criado e gerido por jovens alunos do Ensino Médio. Seu objetivo geral foi investigar as práticas de multiletramentos e sociabilidade dos jovens de forma autônoma em um contexto educacional de ensino médio, durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, mas especificamente, no preparo para a prova de redação. Chegou-se à conclusão, que por meio do uso do aplicativo de mensagens pelos alunos observados, fato confirmado pelas entrevistas realizadas, se estabeleceu uma aprendizagem colaborativa apegada aos multiletramentos, graças a expansão da pesquisa, visão e interpretação dos alunos sobre os meios em que poderiam buscar informações para aprimorar sua escrita voltada a redação. |
Abstract: | The present work discusses the practices of collaborative learning and multiliteracies developed in the use of WhatsApp by students of the 3rd year of high school, enrolled in a Vocational Education School in the city of Caucaia (CE). For this purpose, a ethnografy and qualitative case study was established as a methodology, based on a bibliographic research on the subject. As a hypothesis, it determined to answer the following question: How is the presence of collaborative learning and its connection with multiliteracies established in a virtual environment for sharing knowledge, created and managed by young high school students. Its general objective was to investigate the multiliteracies and sociability practices of young people autonomously in a high school educational context, during the preparation for the National High School Exam - ENEM, but specifically, in the preparation for the writing test. It was concluded that through the use of the messaging application by the observed students, a fact confirmed by the interviews carried out, a collaborative learning attached to multiliteracies was established, thanks to the expansion of research, vision and students' interpretation of the means in which could seek information to improve their writing focused on writing. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68898 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_mgglima.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.