Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68650
Tipo: TCC
Título : Uma análise sobre o humor no diálogo visual-textual entre as tirinhas de Paulo Moreira e a cultura pop japonesa
Autor : Almeida Junior, Francisco Lucas Castro de
Tutor: Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palabras clave : Tirinhas;Cultura pop japonesa;Intertextualidade;Comic strips;Japanese pop culture;Intertextuality
Fecha de publicación : 2022
Citación : ALMEIDA JUNIOR, Francisco Lucas Castro de. Uma análise sobre o humor no diálogo visual-textual entre as tirinhas de Paulo Moreira e a cultura pop japonesa. 2022. 63 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: As tirinhas, e os mangás, possuem um número menor de pesquisa em relação aos outros tipos de quadrinhos. Entretanto, muitas vezes é o primeiro contato do leitor com a linguagem dos quadrinhos. Por muito tempo essa linguagem inclusive foi menosprezada pelos pesquisadores, devido ao preconceito a sua associação como uma simples forma de entretenimento. Assim, essa pesquisa pretende retomar os estudos de autores como Ramos (2010, 2016), Magalhães (2006) , Luyten (1991) e Nicolau (2020) para desenvolver esse trabalho. A pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade no humor presente nas tirinhas do autor brasileiro Paulo Moreira, a partir de referências de obras da cultura pop japonesa. Os objetos utilizados para o estudo são as tirinhas do autor nos anos de 2020 a 2022, postadas no Instagram, analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), e dos estudos de intertextualidade de Koch (2008). É realizado um percurso histórico sobre as tirinhas e o mangá no Brasil, e estudos para entender como funciona a intertextualidade. Como resultado, podemos observar a ativação da memória coletiva dos leitores ao identificar elementos presentes da cultura pop japonesa, parodiados no contexto brasileiro em conjunto com elementos do regionalismo.
Abstract: Comic strips, and manga, have a smaller number of searches than other types of comics. However, it is often the reader's first contact with the language of comics. For a long time this language was even despised by researchers, due to the prejudice of its association as a simple form of entertainment. Thus, this research intends to resume the studies of authors such as Ramos (2010, 2016), Magalhaes (2006), Luyten (1991) and Nicolau (2020) to develop this work. The research aims to analyze the intertextuality in the humor present in the comic strips of the Brazilian author Paulo Moreira, from references of Japanese pop culture works. The objects used for the study are the author's comic strips in the years 2020 to 2022, posted on Instagram, analyzed in the light of Bardin's Content Analysis (2016), and the studies of intertextuality of Koch (2008). A historical course about the comic strips and manga in Brazil is carried out, and studies to understand how intertextuality works. As a result, we can observe the activation of the readers' collective memory by identifying elements present in Japanese pop culture, parodied in the Brazilian context together with elements of regionalism.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68650
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_flcajunior.pdf.pdf23,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.