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dc.contributor.advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.contributor.authorAlmeida Junior, Francisco Lucas Castro de-
dc.date.accessioned2022-10-04T11:58:37Z-
dc.date.available2022-10-04T11:58:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALMEIDA JUNIOR, Francisco Lucas Castro de. Uma análise sobre o humor no diálogo visual-textual entre as tirinhas de Paulo Moreira e a cultura pop japonesa. 2022. 63 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68650-
dc.description.abstractComic strips, and manga, have a smaller number of searches than other types of comics. However, it is often the reader's first contact with the language of comics. For a long time this language was even despised by researchers, due to the prejudice of its association as a simple form of entertainment. Thus, this research intends to resume the studies of authors such as Ramos (2010, 2016), Magalhaes (2006), Luyten (1991) and Nicolau (2020) to develop this work. The research aims to analyze the intertextuality in the humor present in the comic strips of the Brazilian author Paulo Moreira, from references of Japanese pop culture works. The objects used for the study are the author's comic strips in the years 2020 to 2022, posted on Instagram, analyzed in the light of Bardin's Content Analysis (2016), and the studies of intertextuality of Koch (2008). A historical course about the comic strips and manga in Brazil is carried out, and studies to understand how intertextuality works. As a result, we can observe the activation of the readers' collective memory by identifying elements present in Japanese pop culture, parodied in the Brazilian context together with elements of regionalism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTirinhaspt_BR
dc.subjectCultura pop japonesapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectComic stripspt_BR
dc.subjectJapanese pop culturept_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.titleUma análise sobre o humor no diálogo visual-textual entre as tirinhas de Paulo Moreira e a cultura pop japonesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs tirinhas, e os mangás, possuem um número menor de pesquisa em relação aos outros tipos de quadrinhos. Entretanto, muitas vezes é o primeiro contato do leitor com a linguagem dos quadrinhos. Por muito tempo essa linguagem inclusive foi menosprezada pelos pesquisadores, devido ao preconceito a sua associação como uma simples forma de entretenimento. Assim, essa pesquisa pretende retomar os estudos de autores como Ramos (2010, 2016), Magalhães (2006) , Luyten (1991) e Nicolau (2020) para desenvolver esse trabalho. A pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade no humor presente nas tirinhas do autor brasileiro Paulo Moreira, a partir de referências de obras da cultura pop japonesa. Os objetos utilizados para o estudo são as tirinhas do autor nos anos de 2020 a 2022, postadas no Instagram, analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), e dos estudos de intertextualidade de Koch (2008). É realizado um percurso histórico sobre as tirinhas e o mangá no Brasil, e estudos para entender como funciona a intertextualidade. Como resultado, podemos observar a ativação da memória coletiva dos leitores ao identificar elementos presentes da cultura pop japonesa, parodiados no contexto brasileiro em conjunto com elementos do regionalismo.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

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