Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67760
Tipo: TCC
Título: Parnamirim: o livro como objeto de registro da memória
Autor(es): Vasconcelos, Daniel Pereira
Orientador: Reinaldo, Gabriela Frota
Palavras-chave: Parnamirim;Anacé;Indígena;Tradução;Livro
Data do documento: 2022
Citação: VASCONCELOS, Daniel Pereira. Parnamirim: o livro como objeto de registro da memória. Orientadora: Gabriela Frota Reinaldo. 2022. 35 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de elaboração de um livro de contos intitulado “Parnamirim”. Para tal, partimos de uma investigação sobre o universo dos encantados, das encantarias e das lendas do Povo Anacé da Aldeia do Parnamirim, transformamos suas narrativas originalmente orais em textos escritos. Nossas reflexões dialogam com autores que discutem os processos de transcriação (CAMPOS, 2011), bem como a escrita (FLUSSER, [s.d]; 2010), a narrativa (BENJAMIN, 1987) e a oralidade (ZUMTHOR, 1993). Investigamos também a conceituação de um “livro de artista” (PLAZA, 1982) e os métodos de produção editorial e gráfica do material (HASLAM, 2007). Ao final, o trabalho resultou em um livro com quinze contos ilustrados, divididos em três unidades, chamadas: Objetos Encantados, Visagens e Causos.
Abstract: The intent of this paper is to report on the production of a book of short stories entitled “Parnamirim”. In this processes, we started from an investigation into the universe of the “encantados”, “encantarias” and legends of the Anacé People from “Aldeia do Parnamirim”, transforming their narratives originally oral into written texts from a translation process. Our reflections dialogue with authors who discuss “transcriação” processes (CAMPOS, 2011), as well as writing (FLUSSER, [s.d]; 2010), narrative (BENJAMIN, 1987) and orality (ZUMTHOR, 1993). We also investigated the concept of an “artist’s book” (PLAZA, 1982) and the methods of editorial and graphic production of the material (HASLAM, 2007). In the end, the work resulted in a book with fifteen illustrated short stories, divided into three units, called: “Objetos Encantados”, “Visagens” e “Causos”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67760
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_dpvasconcelos.pdf9,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.