Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67760
Type: TCC
Title: Parnamirim: o livro como objeto de registro da memória
Authors: Vasconcelos, Daniel Pereira
Advisor: Reinaldo, Gabriela Frota
Keywords: Parnamirim;Anacé;Indígena;Tradução;Livro
Issue Date: 2022
Citation: VASCONCELOS, Daniel Pereira. Parnamirim: o livro como objeto de registro da memória. Orientadora: Gabriela Frota Reinaldo. 2022. 35 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de elaboração de um livro de contos intitulado “Parnamirim”. Para tal, partimos de uma investigação sobre o universo dos encantados, das encantarias e das lendas do Povo Anacé da Aldeia do Parnamirim, transformamos suas narrativas originalmente orais em textos escritos. Nossas reflexões dialogam com autores que discutem os processos de transcriação (CAMPOS, 2011), bem como a escrita (FLUSSER, [s.d]; 2010), a narrativa (BENJAMIN, 1987) e a oralidade (ZUMTHOR, 1993). Investigamos também a conceituação de um “livro de artista” (PLAZA, 1982) e os métodos de produção editorial e gráfica do material (HASLAM, 2007). Ao final, o trabalho resultou em um livro com quinze contos ilustrados, divididos em três unidades, chamadas: Objetos Encantados, Visagens e Causos.
Abstract: The intent of this paper is to report on the production of a book of short stories entitled “Parnamirim”. In this processes, we started from an investigation into the universe of the “encantados”, “encantarias” and legends of the Anacé People from “Aldeia do Parnamirim”, transforming their narratives originally oral into written texts from a translation process. Our reflections dialogue with authors who discuss “transcriação” processes (CAMPOS, 2011), as well as writing (FLUSSER, [s.d]; 2010), narrative (BENJAMIN, 1987) and orality (ZUMTHOR, 1993). We also investigated the concept of an “artist’s book” (PLAZA, 1982) and the methods of editorial and graphic production of the material (HASLAM, 2007). In the end, the work resulted in a book with fifteen illustrated short stories, divided into three units, called: “Objetos Encantados”, “Visagens” e “Causos”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67760
Appears in Collections:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_dpvasconcelos.pdf9,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.