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dc.contributor.advisorReinaldo, Gabriela Frota-
dc.contributor.authorVasconcelos, Daniel Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-17T19:38:33Z-
dc.date.available2022-08-17T19:38:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Daniel Pereira. Parnamirim: o livro como objeto de registro da memória. Orientadora: Gabriela Frota Reinaldo. 2022. 35 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67760-
dc.description.abstractThe intent of this paper is to report on the production of a book of short stories entitled “Parnamirim”. In this processes, we started from an investigation into the universe of the “encantados”, “encantarias” and legends of the Anacé People from “Aldeia do Parnamirim”, transforming their narratives originally oral into written texts from a translation process. Our reflections dialogue with authors who discuss “transcriação” processes (CAMPOS, 2011), as well as writing (FLUSSER, [s.d]; 2010), narrative (BENJAMIN, 1987) and orality (ZUMTHOR, 1993). We also investigated the concept of an “artist’s book” (PLAZA, 1982) and the methods of editorial and graphic production of the material (HASLAM, 2007). In the end, the work resulted in a book with fifteen illustrated short stories, divided into three units, called: “Objetos Encantados”, “Visagens” e “Causos”.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParnamirimpt_BR
dc.subjectAnacépt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectLivropt_BR
dc.titleParnamirim: o livro como objeto de registro da memóriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo relatar o processo de elaboração de um livro de contos intitulado “Parnamirim”. Para tal, partimos de uma investigação sobre o universo dos encantados, das encantarias e das lendas do Povo Anacé da Aldeia do Parnamirim, transformamos suas narrativas originalmente orais em textos escritos. Nossas reflexões dialogam com autores que discutem os processos de transcriação (CAMPOS, 2011), bem como a escrita (FLUSSER, [s.d]; 2010), a narrativa (BENJAMIN, 1987) e a oralidade (ZUMTHOR, 1993). Investigamos também a conceituação de um “livro de artista” (PLAZA, 1982) e os métodos de produção editorial e gráfica do material (HASLAM, 2007). Ao final, o trabalho resultou em um livro com quinze contos ilustrados, divididos em três unidades, chamadas: Objetos Encantados, Visagens e Causos.pt_BR
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