Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67462
Tipo: | TCC |
Título : | Discalculia: os desafios do ensino/aprendizagem de adolescente no contexto dessa problemática nos anos finais do ensino fundamental II |
Título en inglés: | Dyscalculia: the challenges of teaching/learning adolescents in the context of this problem in the final years of elementary school II |
Autor : | Sousa, Débora de Oliveira |
Tutor: | Lima, Antonia Jacinta Barbosa |
Palabras clave : | Dificuldade de aprendizagem;Discalculia;Ensino fundamental |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SOUSA, Débora de Oliveira. Discalculia: os desafios do ensino/aprendizagem de adolescente no contexto dessa problemática nos anos finais do ensino fundamental II. 2020. 30 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa, realizada com professores do ensino fundamental II de escolas de Maranguape que ensinam matemática, sobre transtorno de aprendizagem, enfatizando a DISCALCULIA, que muitas vezes é confundido por dificuldade de aprendizagem. O objetivo é apresentar a definição deste transtorno e elencar as competências cognitivas envolvidas. Mais especificamente, o trabalho expõe algumas estratégias de intervenção utilizadas por professores em sala de aula para trabalhar com alunos Discalcúlicos. Aponta também para dificuldade do professor em identificar e diferenciar um aluno discalcúlico de um aluno que tem dificuldade de aprendizagem, impossibilitando o uso de estratégias para melhorar o aprendizado desses alunos. |
Abstract: | The present work is the result of a field research on learning disorder, emphasizing DYSCALCULIA, which is often confused by learning difficulties. The objective is to present the definition of this disorder and list the cognitive skills involved. More specifically, the work exposes some intervention strategies used by teachers in the classroom to work with Discalcúlic students. It also points to the teacher's difficulty in identifying and differentiating a discalclic student from a student who has learning difficulties, making it impossible to use strategies to improve the learning of these students. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67462 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_dosousa.pdf | 767,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.