Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67462
Type: | TCC |
Title: | Discalculia: os desafios do ensino/aprendizagem de adolescente no contexto dessa problemática nos anos finais do ensino fundamental II |
Title in English: | Dyscalculia: the challenges of teaching/learning adolescents in the context of this problem in the final years of elementary school II |
Authors: | Sousa, Débora de Oliveira |
Advisor: | Lima, Antonia Jacinta Barbosa |
Keywords: | Dificuldade de aprendizagem;Discalculia;Ensino fundamental |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SOUSA, Débora de Oliveira. Discalculia: os desafios do ensino/aprendizagem de adolescente no contexto dessa problemática nos anos finais do ensino fundamental II. 2020. 30 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Maranguape, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa, realizada com professores do ensino fundamental II de escolas de Maranguape que ensinam matemática, sobre transtorno de aprendizagem, enfatizando a DISCALCULIA, que muitas vezes é confundido por dificuldade de aprendizagem. O objetivo é apresentar a definição deste transtorno e elencar as competências cognitivas envolvidas. Mais especificamente, o trabalho expõe algumas estratégias de intervenção utilizadas por professores em sala de aula para trabalhar com alunos Discalcúlicos. Aponta também para dificuldade do professor em identificar e diferenciar um aluno discalcúlico de um aluno que tem dificuldade de aprendizagem, impossibilitando o uso de estratégias para melhorar o aprendizado desses alunos. |
Abstract: | The present work is the result of a field research on learning disorder, emphasizing DYSCALCULIA, which is often confused by learning difficulties. The objective is to present the definition of this disorder and list the cognitive skills involved. More specifically, the work exposes some intervention strategies used by teachers in the classroom to work with Discalcúlic students. It also points to the teacher's difficulty in identifying and differentiating a discalclic student from a student who has learning difficulties, making it impossible to use strategies to improve the learning of these students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67462 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_dosousa.pdf | 767,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.