Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67434
Tipo: TCC
Título : Metodologias ativas no ensino da matemática: o uso do Kahoot no estudo dos princípios de geometria plana para alunos da 6° série : estudo de caso
Título en inglés: Active methodologies in mathematics teaching: the use of Kahoot in the study of the principles of plane geometry for 6th grade students: case study
Autor : Santos, Carlos Henrique Felipe dos
Tutor: Sampaio, Breno Rafael Pinheiro
Co-asesor: Brandão, Jorge Carvalho
Palabras clave : Metodologia ativa de aprendizagem;Ensino de matemática
Fecha de publicación : 2020
Citación : SANTOS, Carlos Henrique Felipe dos. Metodologias ativas no ensino da matemática: o uso do Kahoot no estudo dos princípios de geometria plana para alunos da 6° série : estudo de caso. 2020. 27 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe,2020.
Resumen en portugués brasileño: O referido trabalho objetivou descrever a importância de uma metodologia ativa no ensino de matemática em uma turma do 6a ano do ensino fundamental. Tratou-se de um estudo de caso do tipo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino particular de ensino infantil e fundamental, onde a mesma está localizada no município de Beberibe, Ceará. Foi desenvolvido um quiz, os alunos foram respondendo as questões através da plataforma kahoot. Em um segundo momento foi lançado um bloco com questões objetivas sobre o uso da plataforma de forma geral, no entanto, as respostas foram analisadas no Excel para um levantamento de dados. Os resultados mostraram que o kahoot apresenta uma relevância no ensino de matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que, uso dessa plataforma (KAHOOT) pode gerar facilidades no aprendizado dos alunos, porém, o professor tem as mesmas agregações, o mesmo tem acesso a todo mecanismo de uso do aluno durante uma aplicação de atividade, pois o professor consegue observar os resultados individuais de cada aluno, além de saber a duração de acesso que o aluno teve durante uma atividade.
Abstract: This work aimed to describe the importance of an active methodology in the teaching of mathematics in a class of the 6th year of elementary school. It was a descriptive case study with a quantitative approach. The research was carried out in a elementary which it is located in the municipality of Beberibe, Ceará. A quiz was developed, students answered the questions through the kahoot platform. In a second moment, a block was launched with objective questions about the use of the platform in general, however, the answers were analyzed in Excel for a data survey. The results showed that kahoot has a relevance in the teaching of mathematics for the initial grades of elementary school. It is concluded that the use of this platform (KAHOOT) can make it easier for students to learn, however, the teacher has the same aggregations, he has access to the entire mechanism of student use during an activity application, as the teacher can observe the individual results of each student, in addition to knowing the duration of access that the student had during an activity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67434
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_chfsantos.pdf393,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.