Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6630
Tipo: Dissertação
Título : O gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatar
Título en inglés: La régie des voix énonciatives dans les productions du genre de texte tranche de vie de l’ordre du RACONTER.
Autor : Araújo, Paula Francineti Ribeiro de
Tutor: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palabras clave : Sequência didática;Reescritura;EJA;Linguistique Apliquée;séquences didctiques;planification;reécriture;Prosa escolar brasileira - São Luís(MA);Língua portuguesa - Composição e exercícios;Língua portuguesa - Estudo e ensino - São Luís(MA);Estudantes do ensino médio - São Luís(MA) - Linguagem;Jovens - Educação - São Luís(MA);Educação de adultos - São Luís(MA)
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : Araújo, P. F. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2009)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo analisar o gerenciamento das vozes enunciativas nas produções do gênero de texto relato de experiência vivida (fatia de vida) da ordem do RELATAR dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos considerando as condições de produção Os procedimentos metodológicos adotados foram com base em uma sequência didática que situa este estudo no quadro das pesquisas de cunho quase experimental na área da Linguística Aplicada Trabalhamos com os dados dos dois grupos o de controle e o experimental Foram realizadas sequências didáticas como estratégia pedagógica para a realização da intervenção do pesquisador com base em nossos objetivos hipóteses e questões da pesquisa Para implementação das estratégias didático-metodológicas para o ensino de gêneros textuais em sala de aula abordamos os conceitos que consideramos relevantes ancorados nas concepções de gêneros textuais/discursivos nas perspectivas conceituais de Bakhtin (2003); na teoria interacionista sociodiscursiva (ISD) de Bronckart (1994 ; 1999 ; 2006 ; 2007 ; 2008) entremeadas pelas contribuições de Dolz e Schneuwly (2004) Na sequência, procuramos relacionar essas noções a outras que permeiam as práticas discursivas escolares tais como interação (VIGOTSKY) planejamento (KAUFMAN; RODRÍGUEZ 2007) e reescritura (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY 2004)
Resumen en francés: Ce travail a comme objectif analyser la régie des voix énonciatives dans les production du genre de texte d’expérience vécue (tranche de vie) de l’ordre du RACONTER des éleves du Enseignement Moyen de l’Éducation des Jeunes et des Adultes, considerant les conditions de production. Les processures methodologiques adoptés ont été sur la base dans cadre des recherches dans le point de vue semi expérimental dans l’aire de la Linguistique Apliquée. On a travaillé avec les resultats des deux groupes, le controle et l’expérimental. Ont realisé séquences didactiques comme stratégies pédagogique pour la realisation d’une intervention du rechercheur, sur la base de notre objectives hypothèses et questions de la recherche. Pour mettre en place des stratégies didactiques-méthodologiques pour l’enseignement des genres textuels dans les salles de classe, on a aborde les concepts qu’on a consideré importants, ancrées dans les conceptions des genres textuels/discursives de Bakhtin (2003), sur la théorie interactioniste socio-discursive (ISD) de Bronckart (1994; 1999; 2006; 2007; 2008) entrelacées avec les contribuctions de Dolz ET Schneuwly (2004). Ensuite nous avons tenté relationer celles notions avec les autres qui traversent les activités discursives scolaires, tel que interaction (VIGOTSKY, 1987), planification (KAUFMAN; RODRÍGUEZ, 2007) ET reécriture (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004)
Descripción : ARAÚJO, Paula Francineti Ribeiro de. O gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatar. 2009. 227 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6630
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_pfraraujo.pdf10,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.