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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorAraújo, Paula Francineti Ribeiro de-
dc.date.accessioned2013-11-14T13:44:19Z-
dc.date.available2013-11-14T13:44:19Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationAraújo, P. F. R.; Leurquin, E. V. L. F. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6630-
dc.descriptionARAÚJO, Paula Francineti Ribeiro de. O gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatar. 2009. 227 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectReescriturapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLinguistique Apliquéept_BR
dc.subjectséquences didctiquespt_BR
dc.subjectplanificationpt_BR
dc.subjectreécriturept_BR
dc.subjectProsa escolar brasileira - São Luís(MA)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - São Luís(MA)pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio - São Luís(MA) - Linguagempt_BR
dc.subjectJovens - Educação - São Luís(MA)pt_BR
dc.subjectEducação de adultos - São Luís(MA)pt_BR
dc.titleO gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar o gerenciamento das vozes enunciativas nas produções do gênero de texto relato de experiência vivida (fatia de vida) da ordem do RELATAR dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos considerando as condições de produção Os procedimentos metodológicos adotados foram com base em uma sequência didática que situa este estudo no quadro das pesquisas de cunho quase experimental na área da Linguística Aplicada Trabalhamos com os dados dos dois grupos o de controle e o experimental Foram realizadas sequências didáticas como estratégia pedagógica para a realização da intervenção do pesquisador com base em nossos objetivos hipóteses e questões da pesquisa Para implementação das estratégias didático-metodológicas para o ensino de gêneros textuais em sala de aula abordamos os conceitos que consideramos relevantes ancorados nas concepções de gêneros textuais/discursivos nas perspectivas conceituais de Bakhtin (2003); na teoria interacionista sociodiscursiva (ISD) de Bronckart (1994 ; 1999 ; 2006 ; 2007 ; 2008) entremeadas pelas contribuições de Dolz e Schneuwly (2004) Na sequência, procuramos relacionar essas noções a outras que permeiam as práticas discursivas escolares tais como interação (VIGOTSKY) planejamento (KAUFMAN; RODRÍGUEZ 2007) e reescritura (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY 2004)pt_BR
dc.title.enLa régie des voix énonciatives dans les productions du genre de texte tranche de vie de l’ordre du RACONTER.pt_BR
dc.description.abstract-frCe travail a comme objectif analyser la régie des voix énonciatives dans les production du genre de texte d’expérience vécue (tranche de vie) de l’ordre du RACONTER des éleves du Enseignement Moyen de l’Éducation des Jeunes et des Adultes, considerant les conditions de production. Les processures methodologiques adoptés ont été sur la base dans cadre des recherches dans le point de vue semi expérimental dans l’aire de la Linguistique Apliquée. On a travaillé avec les resultats des deux groupes, le controle et l’expérimental. Ont realisé séquences didactiques comme stratégies pédagogique pour la realisation d’une intervention du rechercheur, sur la base de notre objectives hypothèses et questions de la recherche. Pour mettre en place des stratégies didactiques-méthodologiques pour l’enseignement des genres textuels dans les salles de classe, on a aborde les concepts qu’on a consideré importants, ancrées dans les conceptions des genres textuels/discursives de Bakhtin (2003), sur la théorie interactioniste socio-discursive (ISD) de Bronckart (1994; 1999; 2006; 2007; 2008) entrelacées avec les contribuctions de Dolz ET Schneuwly (2004). Ensuite nous avons tenté relationer celles notions avec les autres qui traversent les activités discursives scolaires, tel que interaction (VIGOTSKY, 1987), planification (KAUFMAN; RODRÍGUEZ, 2007) ET reécriture (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004)pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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