Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66023
Tipo: | Resumo |
Título : | REMILE - CE e BIA: uma correlação possível da iniciação acadêmica e a atividade social |
Autor : | Silva, Edna Cely Alves da Pinto, Talita Dantas Távora, Antônio Duarte Fernandes |
Palabras clave : | Criminosos - Reabilitação;Incentivo à leitura;Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SILVA, Edna Cely Alves da; PINTO, Talita Dantas; TÁVORA, Antônio Duarte Fernandes. REMILE - CE e BIA: uma correlação possível da iniciação acadêmica e a atividade social. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumen en portugués brasileño: | A lei estadual n° 15.718 possibilita a remição de pena do presidiário cearense a partir do exercício da leitura. A lei dá direito à redução de quatro dias de pena para cada obra lida e avaliada e objetiva, também, incentivar a formação de novos leitores, que estão inseridos no sistema penitenciário cearense, a partir da leitura e avaliação de obras literárias. O Projeto REMILE - Ceará é uma parceria entre a Secretaria de Justiça do Ceará (SEJUS), a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Universidade Federal do Ceará (UFC) e UNILAB. O objetivo do projeto é colaborar com a efetividade da lei, por meio da parceria entre bolsistas e professores da comunidade acadêmica, na correção e avaliação dos relatórios de leitura e resenhas produzidos pelos internos do sistema presidiário cearense. Os relatórios de leitura e resenhas são avaliados segundo os critérios previstos na lei. Para a avaliação desses relatórios e resenhas, os bolsistas são submetidos a treinamento, juntamente com professores da rede estadual, para capacitação ofertada pelos professores da UFC e UNILAB que participam do projeto. Os bolsistas da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) têm a oportunidade de exercer, academicamente, atividades próprias das licenciaturas de que fazem parte, uma vez que o projeto reúne bolsistas de Letras, História e Ciências Sociais. Desta forma, leitura e correção dos relatórios de leitura e resenhas fazem parte da atividade laboral típica do magistério, especificamente no caso das Ciências Humanas, o que satisfaz as condições de existência das Bolsas de Iniciação Acadêmica, além de permitir uma atividade de alta relevância social. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66023 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ecasilva.pdf | 40,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.