Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66023
Type: Resumo
Title: REMILE - CE e BIA: uma correlação possível da iniciação acadêmica e a atividade social
Authors: Silva, Edna Cely Alves da
Pinto, Talita Dantas
Távora, Antônio Duarte Fernandes
Keywords: Criminosos - Reabilitação;Incentivo à leitura;Professores - Formação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Edna Cely Alves da; PINTO, Talita Dantas; TÁVORA, Antônio Duarte Fernandes. REMILE - CE e BIA: uma correlação possível da iniciação acadêmica e a atividade social. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Brazilian Portuguese: A lei estadual n° 15.718 possibilita a remição de pena do presidiário cearense a partir do exercício da leitura. A lei dá direito à redução de quatro dias de pena para cada obra lida e avaliada e objetiva, também, incentivar a formação de novos leitores, que estão inseridos no sistema penitenciário cearense, a partir da leitura e avaliação de obras literárias. O Projeto REMILE - Ceará é uma parceria entre a Secretaria de Justiça do Ceará (SEJUS), a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Universidade Federal do Ceará (UFC) e UNILAB. O objetivo do projeto é colaborar com a efetividade da lei, por meio da parceria entre bolsistas e professores da comunidade acadêmica, na correção e avaliação dos relatórios de leitura e resenhas produzidos pelos internos do sistema presidiário cearense. Os relatórios de leitura e resenhas são avaliados segundo os critérios previstos na lei. Para a avaliação desses relatórios e resenhas, os bolsistas são submetidos a treinamento, juntamente com professores da rede estadual, para capacitação ofertada pelos professores da UFC e UNILAB que participam do projeto. Os bolsistas da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) têm a oportunidade de exercer, academicamente, atividades próprias das licenciaturas de que fazem parte, uma vez que o projeto reúne bolsistas de Letras, História e Ciências Sociais. Desta forma, leitura e correção dos relatórios de leitura e resenhas fazem parte da atividade laboral típica do magistério, especificamente no caso das Ciências Humanas, o que satisfaz as condições de existência das Bolsas de Iniciação Acadêmica, além de permitir uma atividade de alta relevância social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66023
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ecasilva.pdf40,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.