Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65377
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estratégias virtuais de ensino-aprendizagem em anatomia humana
Título en inglés: Virtual teaching-learning strategies in human anatomy
Autor : Silva, Vinicius Augusto Morais da
Ferreira Filho, Antônio Roberto
Rocha, Diego Pires
Montenegro, Iracema Hermes Pires de Mélo
Palabras clave : Anatomia humana;Mídias sociais;Tecnologia da informação
Fecha de publicación : abr-2022
Editorial : Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citación : SILVA, Vinicius Augusto Morais da et al. Estratégias virtuais de ensino-aprendizagem em anatomia humana. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 27-40, abr. 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65377. Acesso em: 29/04/2022.
Resumen en portugués brasileño: Introdução: A utilização de Tecnologias Digitais da Informação das Comunicações (TDIC) no ensino da Anatomia Humana é importante por ajudar a potencializar e tornar a aprendizagem mais dinâmica, sendo uma estratégia complementar ao ensino presencial, buscando torná-la significativa. Objetivo: Desenvolver ferramentas didático-pedagógicas baseado nas mídias virtuais para auxiliar o ensino-aprendizagem em Anatomia Humana. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de materiais didático-pedagógicos em Anatomia Humana por uso das TDIC. Inicialmente, houve a criação de um canal no YouTube, com o depósito de vídeos de acordo com os sistemas anatômicos apresentando os termos anatômicos de cada estrutura. Em seguida, um perfil no Instagram para o laboratório que envolve as disciplinas foi criado e alimentado semanalmente (pôsteres, vídeos, enquetes), de acordo com os assuntos das disciplinas. Resultados: Foram postados (n=11) vídeos no YouTube e no Instagram foram publicados (n=2) vídeos e (n=12) fotos, sendo evidente a boa aceitação e os resultados positivos obtidos no uso de novas metodologias de auxílio de ensino. Conclusão: As tecnologias da informação e comunicação são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias virtuais em Anatomia Humana favorecem e potencializam a aprendizagem ativa dos discentes.
Abstract: Introduction: The use of digital information and communication technologies in the teaching of Human Anatomy is important for helping to enhance teaching and make learning more dynamic, being a complementary strategy to classroom teaching. Objective: To develop pedagogical teaching tools based on virtual media to assist teaching-learning in Human Anatomy. Methodology: This is an experience report on the development of teaching materials in Human Anatomy using information and communication technologies. Initially, there was the creation of a channel on YouTube, with the deposit of videos according to the anatomical systems presenting the anatomical terms of each structure. Then, an Instagram profile for the laboratory that involves the subjects was created and fed weekly (posters, videos, polls), according to the subjects of the subjects. Results: Videos (n = 11) were posted on YouTube and Instagram (n = 2) videos and (n = 12) photos were posted, evidencing the good acceptance and positive results obtained in the use of new teaching aid methodologies. Conclusion: Information and communication technologies are important for the teaching-learning process. Virtual media in Human Anatomy favor and enhance the active learning of students.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65377
ISSN : 2525-9563
Aparece en las colecciones: NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_art_vamsilva.pdf372,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.