Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65377
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Estratégias virtuais de ensino-aprendizagem em anatomia humana |
Title in English: | Virtual teaching-learning strategies in human anatomy |
Authors: | Silva, Vinicius Augusto Morais da Ferreira Filho, Antônio Roberto Rocha, Diego Pires Montenegro, Iracema Hermes Pires de Mélo |
Keywords: | Anatomia humana;Mídias sociais;Tecnologia da informação |
Issue Date: | Apr-2022 |
Publisher: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citation: | SILVA, Vinicius Augusto Morais da et al. Estratégias virtuais de ensino-aprendizagem em anatomia humana. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 27-40, abr. 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65377. Acesso em: 29/04/2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Introdução: A utilização de Tecnologias Digitais da Informação das Comunicações (TDIC) no ensino da Anatomia Humana é importante por ajudar a potencializar e tornar a aprendizagem mais dinâmica, sendo uma estratégia complementar ao ensino presencial, buscando torná-la significativa. Objetivo: Desenvolver ferramentas didático-pedagógicas baseado nas mídias virtuais para auxiliar o ensino-aprendizagem em Anatomia Humana. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de materiais didático-pedagógicos em Anatomia Humana por uso das TDIC. Inicialmente, houve a criação de um canal no YouTube, com o depósito de vídeos de acordo com os sistemas anatômicos apresentando os termos anatômicos de cada estrutura. Em seguida, um perfil no Instagram para o laboratório que envolve as disciplinas foi criado e alimentado semanalmente (pôsteres, vídeos, enquetes), de acordo com os assuntos das disciplinas. Resultados: Foram postados (n=11) vídeos no YouTube e no Instagram foram publicados (n=2) vídeos e (n=12) fotos, sendo evidente a boa aceitação e os resultados positivos obtidos no uso de novas metodologias de auxílio de ensino. Conclusão: As tecnologias da informação e comunicação são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias virtuais em Anatomia Humana favorecem e potencializam a aprendizagem ativa dos discentes. |
Abstract: | Introduction: The use of digital information and communication technologies in the teaching of Human Anatomy is important for helping to enhance teaching and make learning more dynamic, being a complementary strategy to classroom teaching. Objective: To develop pedagogical teaching tools based on virtual media to assist teaching-learning in Human Anatomy. Methodology: This is an experience report on the development of teaching materials in Human Anatomy using information and communication technologies. Initially, there was the creation of a channel on YouTube, with the deposit of videos according to the anatomical systems presenting the anatomical terms of each structure. Then, an Instagram profile for the laboratory that involves the subjects was created and fed weekly (posters, videos, polls), according to the subjects of the subjects. Results: Videos (n = 11) were posted on YouTube and Instagram (n = 2) videos and (n = 12) photos were posted, evidencing the good acceptance and positive results obtained in the use of new teaching aid methodologies. Conclusion: Information and communication technologies are important for the teaching-learning process. Virtual media in Human Anatomy favor and enhance the active learning of students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65377 |
ISSN: | 2525-9563 |
Appears in Collections: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_art_vamsilva.pdf | 372,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.