Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64285
Type: Resumo
Title: Uso do instrumento de avaliação do ENADE no apoio ao processo de reformulação dos currículos dos cursos de engenharia
Authors: Lima, Cauan Salmito Cruz de
Rodrigues, Yangla Kelly Oliveira
Holanda, Carlos Almir Monteiro de
Bertoncini, Bruno Vieira
Keywords: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes;Currículos - planejamento
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LIMA, Cauan Salmito Cruz de; RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; BERTONCINI, Bruno Vieira. Uso do instrumento de avaliação do ENADE no apoio ao processo de reformulação dos currículos dos cursos de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5473, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho objetiva de contribuir para o debate acerca do perfil dos estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Os dados utilizados foram extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) pretende estimar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação através da realização de: (i) uma Prova; (ii) de um Questionário de Percepção sobre a Prova; e (iii) do Questionário do Estudante. Este último visa compor o perfil dos participantes, dispondo de informações do seu contexto às suas compreensões e vivências e a de examinar a capacidade de percepção desses estudantes frente à sua trajetória no curso e na Instituição de Ensino Superior (IES), por meio de questões objetivas que exploraram a função social da profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional. A análise desses resultados permite conhecer e aferir em profundidade o modo de funcionamento e o conhecimento da realidade institucional, servindo como instrumentos avaliativos que possibilitam a permanente busca de aperfeiçoamento da qualidade do ensino de graduação. Desse modo, pretende-se estabelecer uma relação entre os conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, além de proporcionar a execução de melhorias que atendam demandas específicas de cada curso e permitam estudar os aspectos sociais, econômicos e culturais dos estudantes avaliados. Ademais, os resultados dessa pesquisa irão subsidiar a discussão dos currículos e a construção de cursos que estejam mais adequados e ajustados aos perfis identificados nos resultados a análises provenientes do sistema de avaliação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64285
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_csclima.pdf45,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.