Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64285
Tipo: | Resumo |
Título : | Uso do instrumento de avaliação do ENADE no apoio ao processo de reformulação dos currículos dos cursos de engenharia |
Autor : | Lima, Cauan Salmito Cruz de Rodrigues, Yangla Kelly Oliveira Holanda, Carlos Almir Monteiro de Bertoncini, Bruno Vieira |
Palabras clave : | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes;Currículos - planejamento |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | LIMA, Cauan Salmito Cruz de; RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; BERTONCINI, Bruno Vieira. Uso do instrumento de avaliação do ENADE no apoio ao processo de reformulação dos currículos dos cursos de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5473, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho objetiva de contribuir para o debate acerca do perfil dos estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Os dados utilizados foram extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) pretende estimar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação através da realização de: (i) uma Prova; (ii) de um Questionário de Percepção sobre a Prova; e (iii) do Questionário do Estudante. Este último visa compor o perfil dos participantes, dispondo de informações do seu contexto às suas compreensões e vivências e a de examinar a capacidade de percepção desses estudantes frente à sua trajetória no curso e na Instituição de Ensino Superior (IES), por meio de questões objetivas que exploraram a função social da profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional. A análise desses resultados permite conhecer e aferir em profundidade o modo de funcionamento e o conhecimento da realidade institucional, servindo como instrumentos avaliativos que possibilitam a permanente busca de aperfeiçoamento da qualidade do ensino de graduação. Desse modo, pretende-se estabelecer uma relação entre os conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, além de proporcionar a execução de melhorias que atendam demandas específicas de cada curso e permitam estudar os aspectos sociais, econômicos e culturais dos estudantes avaliados. Ademais, os resultados dessa pesquisa irão subsidiar a discussão dos currículos e a construção de cursos que estejam mais adequados e ajustados aos perfis identificados nos resultados a análises provenientes do sistema de avaliação. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64285 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_csclima.pdf | 45,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.