Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64285
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Cauan Salmito Cruz de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Yangla Kelly Oliveira | - |
dc.contributor.author | Holanda, Carlos Almir Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Bertoncini, Bruno Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T17:52:06Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T17:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Cauan Salmito Cruz de; RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; BERTONCINI, Bruno Vieira. Uso do instrumento de avaliação do ENADE no apoio ao processo de reformulação dos currículos dos cursos de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5473, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64285 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Currículos - planejamento | pt_BR |
dc.title | Uso do instrumento de avaliação do ENADE no apoio ao processo de reformulação dos currículos dos cursos de engenharia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva de contribuir para o debate acerca do perfil dos estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Os dados utilizados foram extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) pretende estimar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação através da realização de: (i) uma Prova; (ii) de um Questionário de Percepção sobre a Prova; e (iii) do Questionário do Estudante. Este último visa compor o perfil dos participantes, dispondo de informações do seu contexto às suas compreensões e vivências e a de examinar a capacidade de percepção desses estudantes frente à sua trajetória no curso e na Instituição de Ensino Superior (IES), por meio de questões objetivas que exploraram a função social da profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional. A análise desses resultados permite conhecer e aferir em profundidade o modo de funcionamento e o conhecimento da realidade institucional, servindo como instrumentos avaliativos que possibilitam a permanente busca de aperfeiçoamento da qualidade do ensino de graduação. Desse modo, pretende-se estabelecer uma relação entre os conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, além de proporcionar a execução de melhorias que atendam demandas específicas de cada curso e permitam estudar os aspectos sociais, econômicos e culturais dos estudantes avaliados. Ademais, os resultados dessa pesquisa irão subsidiar a discussão dos currículos e a construção de cursos que estejam mais adequados e ajustados aos perfis identificados nos resultados a análises provenientes do sistema de avaliação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_csclima.pdf | 45,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.