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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64222
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Auto organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética |
Título em inglês: | Self organization of the school of labor in Krupskaya and Pistrak: initial analysis on student self management from the soviet pedagogical experience |
Autor(es): | Praciano, Jaírla Bianca Aires Feitosa, Raphael Alves |
Palavras-chave: | Auto-gestão;Pedagogia russa;Escola do trabalho;Self-management;Russian pedagogy;School of work |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Citação: | PRACIANO, Jaírla Bianca Aires; FEITOSA, Raphael Alves. Auto organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 1, p. 244-259, abr. 2020. |
Resumo: | A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. Oobjetivoda pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada aocontexto histórico, comotambémas contribuições da literatura referente ao assunto.Os resultados indicam que para os educadoresrussosa autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomiae coletividade.Por fim, considera-se necessário estudosaprofundadossobreas obras de Krupskaya e Pistrak |
Abstract: | Self-organization, a category of Soviet pedagogy, is characterized as a way of structuring the student life of young people. The aim of the research is to analyze self-organization in the school of work through the works of Moisey M. Pistrak and Nadejda K.Krupskaya. For this, a documentary analysis of the works of Soviet pedagogues and a bibliographic directed to the historical context, as well as the contributions of the literature referring to the subject, were carried out. The results indicate that, forRussian educators, self-direction is able to provide students with ideas about organization, autonomy and collectivity. Finally, in-depth studies on the works of Krupskaya and Pistrak are considered necessary |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64222 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DBIO - Artigos publicados em revista científica |
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