Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorSousa, José Alberto Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-02-25T20:34:36Z-
dc.date.available2022-02-25T20:34:36Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationSOUSA, José Alberto Rodrigues. O ensino da adição e subtração utilizando a metodologia sequência Fedathi na perspectiva da teoria dos campos conceituais. 2021. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64212-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: "Sessão didática: estruturas aditivas".pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with the contents of mathematics worked with students from elementary school, specifically subtraction and addition in the Place Value Frame (PVF), with the purpose of promoting quality in the processes of teaching and learning mathematics. The objective was to develop and present the analysis of a pedagogical experience, based on the methodological assumptions of the Fedathi Sequence, under the assumptions of the Conceptual Fields theory, in particular the Additive Conceptual Field of Vergnaud in the perspective of Mathematical Literacy. For that, we used a list of exercises created for the development of skills in situations of addition and subtraction of students subject to this research. The research is qualitative in nature, of the participant type, as it sought the involvement of the research subjects, in order to understand their own reality, their interests and the resolution of contextual problems to be debated and studied. The research steps included the bibliographical study, the elaboration and application of a Didactic Session for teaching addition and subtraction using Fedathi Sequence – FS from the perspective of Mathematical Literacy, and the analysis of the 32 students' answers to the list of exercises. For the analysis of the exercises, the categories and subcategories of the additive structures of Vergnaud, the transformation and comparison were used. It is pointed out as results that activities that value the context and the Additive Conceptual Field, facilitate the acquisition of learning of additive structures. It is also verified that there is a lack of digital culture, which, consequently, makes it difficult for remote learning to achieve its goals more satisfactorily. However, it was important to use an instant messaging application, web conferencing platforms and an electronic form to access the study of mathematical concepts. Thus, it is considered that it is possible to develop meaningful learning when it is inserted in the context of classes, a mathematics of everyday life, a humanistic mathematics, on which students, using a pedagogical support, such as the QVL, can be able to solve problems, reflecting and acting on situations in the real world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFedathi, Sequênciapt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.titleO ensino da adição e subtração utilizando a metodologia sequência Fedathi na perspectiva da teoria dos campos conceituaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiscute-se a importância da aprendizagem dos conteúdos de matemática desenvolvidos com estudantes de uma turma de 4o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente a subtração e a adição no Quadro Valor de Lugar (QVL), com o propósito de promoção da qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem matemática. Objetiva-se de modo geral, apresentar as análises de uma vivência pedagógica, a partir dos pressupostos metodológicos da Sequência Fedathi, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), em especial o Campo Conceitual Aditivo de Vergnaud, na perspectiva do Letramento Matemático. Para tanto, utiliza-se uma lista de situações-problema, criados para o desenvolvimento das habilidades em situações de adição e subtração dos estudantes sujeitos deste estudo. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo participativo. Busca-se o envolvimento dos sujeitos na pesquisa, a fim de que eles entendam sua própria realidade, despertando-os para seus interesses, a partir da resolução de problemas contextuais debatidos e estudados em sala de aula, durante o ensino remoto. As etapas da pesquisa compreenderam o estudo bibliográfico, a elaboração e vivência de uma Sessão Didática para o ensino de adição e subtração utilizando a Sequência Fedathi (SF) na perspectiva do Letramento Matemático. Foram realizadas as análises das respostas da lista de exercícios dos 32 estudantes, sujeitos desta pesquisa. Para a análise dos resultados foram utilizadas as categorias e subcategorias das estruturas aditivas de Vergnaud, a transformação e comparação. Aponta-se como resultados que atividades que valorizam o contexto e o Campo Conceitual Aditivo, facilitam a aquisição da aprendizagem das estruturas aditivas. Também se verifica que existe uma falta de cultura digital, o que, consequentemente, dificulta que o ensino remoto atinja suas metas mais satisfatoriamente. Contudo, foi importante o uso de aplicativo de mensagem instantânea, das plataformas de webconferência e do formulário eletrônico para o acesso ao estudo dos conceitos matemáticos. Considera-se assim, que é possível o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa quando se insere no contexto das aulas, uma matemática do dia a dia, uma matemática humanística, sobre a qual os estudantes, utilizando um suporte pedagógico, como o QVL, possam ser capazes de solucionar os problemas, refletindo e agindo sobre as situações, no mundo real.pt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_jarsousa.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2021_pe_jarsousa.pdf128,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.