Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
Autor(es): Rodrigues, Jayron
Miranda, Raquel Sales
Lima, Arthur Souza de
Feitosa, Raphael Alves
Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave: Ensino de Biologia;Análise de livros;Currículo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista da SBEnBio
Citação: RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DBIO - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_jrodrigues.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.