Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos
Autor : Rodrigues, Jayron
Miranda, Raquel Sales
Lima, Arthur Souza de
Feitosa, Raphael Alves
Leite, Raquel Crosara Maia
Palabras clave : Ensino de Biologia;Análise de livros;Currículo
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista da SBEnBio
Citación : RODRIGUES, Jayron et al. O ensino de Biologia na década de 70 e 80 a partir da análise de livros didáticos. Revista da SBEnBio, [s. l.], v. 7, p. 4052-4057, 2014.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste trabalho é analisar os sumários e prefácios dos livros didáticos (LD) de Biologia publicados na década de 70 e 80 no Brasil. Foram analisadas 4 coleções da década de 70 e 3 coleções da década de 80. Os resultados evidenciam como tendência geral dos LD da década de 70, o ensino pautado no método científico. Exceto a obra de Amabis; Martho e Mizuguchi que se destaca por não seguir esta tendência. Nas obras de 80, a tendência é valorização do conteúdo e de sua abordagem. Concluímos que houve a valorização da metodologia científica nas obras da década de 70 publicadas no Brasil, porém os livros da década de 80 não refletem o contexto internacional, pois se caracterizam pela ênfase no conteúdo conceitual, o que pode ser um reflexo do regime militar vigente no Brasil.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63535
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DBIO - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_jrodrigues.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.