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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62618
Type: | Resumo |
Title: | Sala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidado |
Authors: | Abreu, Jessyka de Oliveira Silva, Camila Aparecida Costa Gomes, Maria Laura Silva Alencar, Mayara Maria Silva da Cruz Souza, Thais Lima Vieira de Aguiar, Maria Isis Freire de |
Keywords: | Diabéticos - Saúde e higiene;Pé diabético - Prevenção;Educação em saúde |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | ABREU, Jessyka de Oliveira; SILVA, Camila Aparecida Costa; GOMES, Maria Laura Silva; ALENCAR, Mayara Maria Silva da Cruz; SOUZA, Thais Lima Vieira de; AGUIAR, Maria Isis Freire de. Sala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidado. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Introdução: A educação em saúde é uma estratégia fundamental no auxílio da adesão do paciente ao tratamento, podendo agregar teorias que favoreçam a participação dos sujeitos. Na assistência ao paciente diabético, a teoria de Orem pode estimular a abordagem do autocuidado. Objetivo: Relatar atividade educativa realizada por meio de sala de espera sobre diabetes e pé diabético. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em um ambulatório hospitalar de nível secundário, localizado em Fortaleza-CE, durante o primeiro semestre de 2016. Participaram nove clientes que aguardavam atendimento para o setor de Estomaterapia. A atividade educativa sobre diabetes e pé diabético foi fundamentada na Teoria do Autocuidado de Orem, realizada por meio de sala de espera executada por quatro integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE). A atividade foi dividida em três etapas: exposição dialogada, dinâmica e conclusão. Inicialmente, ocorreu a apresentação das acadêmicas e dos participantes, com explicação do objetivo, exposição do tema e a entrega das placas contendo uma face “mito” e outra “verdade”. No segundo tempo, houve a execução do jogo “quadro mágico: mitos & verdades”, que por meio de uma cartolina, abordavam 10 subtemas divididos em envelopes, contendo três afirmativas em cada. No terceiro tempo, foram discutidas as dúvidas e a sugestão de temáticas futuras. Resultados: A dinâmica proporcionou interação e confiança dos clientes com as acadêmicas, visto que as afirmativas foram geradoras de discussão, em que os participantes relataram atitudes cotidianas e realizaram questionamentos, assegurando um momento de troca de vivências e de conhecimentos em prol do autocuidado. Conclusão: A realização da sala de espera é uma importante estratégia para o empoderamento do cliente, devido à construção conjunta de práticas para o autocuidado, sendo o profissional de Enfermagem o responsável por proporcionar esses espaços educativos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62618 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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