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Type: Resumo
Title: Sala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidado
Authors: Abreu, Jessyka de Oliveira
Silva, Camila Aparecida Costa
Gomes, Maria Laura Silva
Alencar, Mayara Maria Silva da Cruz
Souza, Thais Lima Vieira de
Aguiar, Maria Isis Freire de
Keywords: Diabéticos - Saúde e higiene;Pé diabético - Prevenção;Educação em saúde
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: ABREU, Jessyka de Oliveira; SILVA, Camila Aparecida Costa; GOMES, Maria Laura Silva; ALENCAR, Mayara Maria Silva da Cruz; SOUZA, Thais Lima Vieira de; AGUIAR, Maria Isis Freire de. Sala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidado. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução: A educação em saúde é uma estratégia fundamental no auxílio da adesão do paciente ao tratamento, podendo agregar teorias que favoreçam a participação dos sujeitos. Na assistência ao paciente diabético, a teoria de Orem pode estimular a abordagem do autocuidado. Objetivo: Relatar atividade educativa realizada por meio de sala de espera sobre diabetes e pé diabético. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em um ambulatório hospitalar de nível secundário, localizado em Fortaleza-CE, durante o primeiro semestre de 2016. Participaram nove clientes que aguardavam atendimento para o setor de Estomaterapia. A atividade educativa sobre diabetes e pé diabético foi fundamentada na Teoria do Autocuidado de Orem, realizada por meio de sala de espera executada por quatro integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE). A atividade foi dividida em três etapas: exposição dialogada, dinâmica e conclusão. Inicialmente, ocorreu a apresentação das acadêmicas e dos participantes, com explicação do objetivo, exposição do tema e a entrega das placas contendo uma face “mito” e outra “verdade”. No segundo tempo, houve a execução do jogo “quadro mágico: mitos & verdades”, que por meio de uma cartolina, abordavam 10 subtemas divididos em envelopes, contendo três afirmativas em cada. No terceiro tempo, foram discutidas as dúvidas e a sugestão de temáticas futuras. Resultados: A dinâmica proporcionou interação e confiança dos clientes com as acadêmicas, visto que as afirmativas foram geradoras de discussão, em que os participantes relataram atitudes cotidianas e realizaram questionamentos, assegurando um momento de troca de vivências e de conhecimentos em prol do autocuidado. Conclusão: A realização da sala de espera é uma importante estratégia para o empoderamento do cliente, devido à construção conjunta de práticas para o autocuidado, sendo o profissional de Enfermagem o responsável por proporcionar esses espaços educativos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62618
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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