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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Jessyka de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Camila Aparecida Costa-
dc.contributor.authorGomes, Maria Laura Silva-
dc.contributor.authorAlencar, Mayara Maria Silva da Cruz-
dc.contributor.authorSouza, Thais Lima Vieira de-
dc.contributor.authorAguiar, Maria Isis Freire de-
dc.date.accessioned2021-12-01T14:37:22Z-
dc.date.available2021-12-01T14:37:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationABREU, Jessyka de Oliveira; SILVA, Camila Aparecida Costa; GOMES, Maria Laura Silva; ALENCAR, Mayara Maria Silva da Cruz; SOUZA, Thais Lima Vieira de; AGUIAR, Maria Isis Freire de. Sala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidado. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62618-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiabéticos - Saúde e higienept_BR
dc.subjectPé diabético - Prevençãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleSala de espera sobre diabetes e pé diabético: um relato de experiência acerca do papel educacional da enfermagem na promoção do autocuidadopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: A educação em saúde é uma estratégia fundamental no auxílio da adesão do paciente ao tratamento, podendo agregar teorias que favoreçam a participação dos sujeitos. Na assistência ao paciente diabético, a teoria de Orem pode estimular a abordagem do autocuidado. Objetivo: Relatar atividade educativa realizada por meio de sala de espera sobre diabetes e pé diabético. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em um ambulatório hospitalar de nível secundário, localizado em Fortaleza-CE, durante o primeiro semestre de 2016. Participaram nove clientes que aguardavam atendimento para o setor de Estomaterapia. A atividade educativa sobre diabetes e pé diabético foi fundamentada na Teoria do Autocuidado de Orem, realizada por meio de sala de espera executada por quatro integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAEE). A atividade foi dividida em três etapas: exposição dialogada, dinâmica e conclusão. Inicialmente, ocorreu a apresentação das acadêmicas e dos participantes, com explicação do objetivo, exposição do tema e a entrega das placas contendo uma face “mito” e outra “verdade”. No segundo tempo, houve a execução do jogo “quadro mágico: mitos & verdades”, que por meio de uma cartolina, abordavam 10 subtemas divididos em envelopes, contendo três afirmativas em cada. No terceiro tempo, foram discutidas as dúvidas e a sugestão de temáticas futuras. Resultados: A dinâmica proporcionou interação e confiança dos clientes com as acadêmicas, visto que as afirmativas foram geradoras de discussão, em que os participantes relataram atitudes cotidianas e realizaram questionamentos, assegurando um momento de troca de vivências e de conhecimentos em prol do autocuidado. Conclusão: A realização da sala de espera é uma importante estratégia para o empoderamento do cliente, devido à construção conjunta de práticas para o autocuidado, sendo o profissional de Enfermagem o responsável por proporcionar esses espaços educativos.pt_BR
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