Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Francisco Régis Vieira-
dc.contributor.authorSantiago, Paulo Vitor da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-08T12:07:01Z-
dc.date.available2021-11-08T12:07:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Paulo Vitor da Silva. Olimpíada Internacional de Matemática: situações didáticas olímpicas no ensino de geometria plana. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61842-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: "Geosmart: geometria do cotidiano através do suíte GeoGebra calculadora".pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a didactic proposal based on the use of Olympic Problems, specifically the International Mathematical Olympiad, in a complementary way, with the Didactic Situation Theory for the teaching of plane geometry. Thus, its main objective is to investigate whether the Olympic Didactic Situations work the processes of plane geometry teaching with the help of GeoGebra software in a classroom context with international mathematics issues. The investigation was aligned to the Didactic Engineering research methodology, with the use of GeoGebra software to aid in teacher training and student Olympic preparation. The Experimentation phase took place in a state school in Ceará and was organized in four meetings, with a study team formed by eight student Olympiad coaches. First, the description and application of the three Olympic Teaching Situations were performed, by the web conference virtual platform, remotely, besides the instant messaging application, which helped in the resolutions, by the students, and in the elaborations, by the researcher, with the GeoGebra software, which meets the new strategies of the teaching and learning processes of the geometry, algebra, calculus and statistics contents, allowing the interested parties the possibility of exploring, conjecturing, investigating such contents in the construction of the mathematical knowledge of the Olympic Situation. Data were collected remotely, viewing the students' performance in preparation, recorded by writing, photos and audios, based on the four stages proposed in the Theory of Didactic Situations: Action, Formulation, Validation and Institutionalization, validating internally by confronting the phases of Didactic Engineering, which are Preliminary or Prior Analysis, Design and a priori Analysis, Experimentation, a posteriori Analysis and (internal) Validation. We analyzed some dissertations from the repository of the Professional Masters in Mathematics in National Network with the topics incenter and circumcenter applied in Olympic competitions. In this situation, it was identified that there is little research that uses Olympic problems using GeoGebra. Finally, there is the Educational Product constituted by the data collected through this research, which includes five teaching situations that were elaborated, explore the concept of geometry and were mediated by a GeoGebra Calculator Suite application and a website with videos and application suggestions for the high school teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOlimpíada Internacional de Matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectTeoria das situações didáticaspt_BR
dc.subjectInternational Mathematical Olympiadpt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subjectTheory of didactical situationspt_BR
dc.titleOlimpíada Internacional de Matemática: situações didáticas olímpicas no ensino de geometria planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma proposta didática baseada na utilização de Problemas Olímpicos, em específico, da Olimpíada Internacional de Matemática, de maneira complementar, com a Teoria das Situação Didáticas para o ensino de geometria plana. Dessa forma, tem como objetivo principal investigar se as Situações Didáticas Olímpicas trabalham os processos do ensino de geometria plana com o auxílio do software GeoGebra em um contexto da sala de aula com questões internacionais de matemática. A investigação foi alinhada à metodologia de pesquisa da Engenharia Didática, com o uso do software GeoGebra para auxiliar na formação de professores e preparação olímpica de estudantes. A fase de Experimentação ocorreu em uma escola estadual do Ceará e foi organizada em quatro encontros, com uma equipe de estudo formada por oito estudantes treinadores de olimpíadas. Primeiro, foram realizadas a descrição e aplicação das três Situações Didáticas Olímpicas, pela plataforma virtual de web conferência, de forma remota, além do aplicativo de mensagens instantâneas, que auxiliou nas resoluções, pelos alunos, e nas elaborações, pelo pesquisador, junto ao software GeoGebra, que vem ao encontro das novas estratégias dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos de geometria, álgebra, cálculo e estatística, permitindo aos interessados a possibilidade de explorar, conjecturar, investigar tais conteúdos na construção do conhecimento matemático da Situação Olímpica. Os dados foram coletados de forma remota, visualizando o desempenho dos alunos em preparação, registrados pela escrita, fotos e áudios, com base nas quatro etapas propostas na Teoria das Situações Didáticas: Ação, Formulação, Validação e Institucionalização, validando internamente pelo confronto das fases da Engenharia Didática, que são Análise Preliminar ou Prévia, Concepção e Análise a priori, Experimentação, Análise a posteriori e Validação (interna). Foram analisadas algumas dissertações do repositório do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional com os tópicos incentro e circuncentro aplicados em competições olímpicas. Nessa situação, foi identificado que há poucas pesquisas que utilizam problemas olímpicos com uso do GeoGebra. Por fim, tem-se o Produto Educacional constituído pelos dados colhidos por meio desta pesquisa, o qual inclui cinco situações didáticas que foram elaboradas, exploram o conceito de geometria e foram mediadas por um aplicativo Suíte GeoGebra Calculadora e um site com vídeos e sugestões de aplicação para o professor do ensino médio.pt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_pe-pvssantiago.pdf941,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2021_dis-pvssantiago.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.