Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61832
Type: Artigo de Periódico
Title: A precarização do trabalho docente na rede municipal de ensino de Fortaleza, em tempos de pandemia
Title in English: The precariousness of teaching work in the municipal education system in Fortaleza, in times of pandemic COVID-19
Authors: Lima, Natasha Alves Correia
Ribeiro, Felipe Falcão
Sousa, Nágela da Silva de
Mendes Segundo, Maria das Dores
Keywords: Pandemia do Novo COVID-19;Precarização do trabalho docente;Rede Municipal de Ensino de Fortaleza;Precariousness of teaching work;Municipal Education Network of Fortaleza
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Arma da Crítica
Citation: LIMA, Natasha Alves Correia; RIBEIRO, Felipe Falcão; SOUSA, Nágela da Silva de; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. A precarização do trabalho docente na rede municipal de ensino de Fortaleza, em tempos de pandemia. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 282-294, dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo deste artigo é compreender como se estabeleceu a agudização do processo de precarização do trabalho docente na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, envolto pela crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e pela nova relação de ensinoaprendizagem delineada pelo ensino remoto. Apoiamo-nos na onto-crítica-marxiana, referencial que nos permite desvelar as contradições e os determinantes do real. Como base metodológica de nossos estudos utilizamos pesquisas bibliográficas e documentais. Observamos que a precarização do trabalho é um fenômeno inerente à ordem do capital e como tal, atinge todos os trabalhadores. No que tange à categoria docente, a precarização agravada pela pandemia do novo coronavírus e no contexto de ensino remoto, comprometeu consideravelmente o processo de ensino e de aprendizagem, pois, em síntese, o trabalho docente encontra-se centrado nas contradições do modo de produção capitalista, sendo regido pela relação capital versus trabalho de modo geral.
Abstract: The objective of this article is to understand how the precarious process of teaching work in the Municipal Education Network in Fortaleza worsened, in the midst of the health crisis caused by the new coronavirus pandemic and the new teaching-learning relationship outlined by distance education. We base on the onto-marxian-criticism, a reference that allows us to unveil the contradictions and determinants of the real. As a methodological basis of our studies, we use bibliographic and documentary research. We observe that precarious work is a phenomenon inherent to the order of capital and as such affects all workers. Regarding the teaching category, the precariousness exacerbated by the new coronavirus pandemic and in the context of remote education, considerably compromised the teaching and learning process, because, in synthesis, the teaching work is centered on the contradictions of the capitalist mode of production, being governed by the capital versus labor ratio in general.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61832
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:COVID-19 - Trabalhos relacionados
PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_naclima.pdf144,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.