Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Natasha Alves Correia-
dc.contributor.authorRibeiro, Felipe Falcão-
dc.contributor.authorSousa, Nágela da Silva de-
dc.contributor.authorMendes Segundo, Maria das Dores-
dc.date.accessioned2021-11-08T11:09:52Z-
dc.date.available2021-11-08T11:09:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Natasha Alves Correia; RIBEIRO, Felipe Falcão; SOUSA, Nágela da Silva de; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. A precarização do trabalho docente na rede municipal de ensino de Fortaleza, em tempos de pandemia. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 282-294, dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61832-
dc.description.abstractThe objective of this article is to understand how the precarious process of teaching work in the Municipal Education Network in Fortaleza worsened, in the midst of the health crisis caused by the new coronavirus pandemic and the new teaching-learning relationship outlined by distance education. We base on the onto-marxian-criticism, a reference that allows us to unveil the contradictions and determinants of the real. As a methodological basis of our studies, we use bibliographic and documentary research. We observe that precarious work is a phenomenon inherent to the order of capital and as such affects all workers. Regarding the teaching category, the precariousness exacerbated by the new coronavirus pandemic and in the context of remote education, considerably compromised the teaching and learning process, because, in synthesis, the teaching work is centered on the contradictions of the capitalist mode of production, being governed by the capital versus labor ratio in general.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia do Novo COVID-19pt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho docentept_BR
dc.subjectRede Municipal de Ensino de Fortalezapt_BR
dc.subjectPrecariousness of teaching workpt_BR
dc.subjectMunicipal Education Network of Fortalezapt_BR
dc.titleA precarização do trabalho docente na rede municipal de ensino de Fortaleza, em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é compreender como se estabeleceu a agudização do processo de precarização do trabalho docente na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, envolto pela crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e pela nova relação de ensinoaprendizagem delineada pelo ensino remoto. Apoiamo-nos na onto-crítica-marxiana, referencial que nos permite desvelar as contradições e os determinantes do real. Como base metodológica de nossos estudos utilizamos pesquisas bibliográficas e documentais. Observamos que a precarização do trabalho é um fenômeno inerente à ordem do capital e como tal, atinge todos os trabalhadores. No que tange à categoria docente, a precarização agravada pela pandemia do novo coronavírus e no contexto de ensino remoto, comprometeu consideravelmente o processo de ensino e de aprendizagem, pois, em síntese, o trabalho docente encontra-se centrado nas contradições do modo de produção capitalista, sendo regido pela relação capital versus trabalho de modo geral.pt_BR
dc.title.enThe precariousness of teaching work in the municipal education system in Fortaleza, in times of pandemic COVID-19pt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_naclima.pdf144,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.