Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59695
Tipo: | Resumo |
Título : | Sala Raimundo Cela (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024) |
Autor : | Braga, Marina Macedo Biserra, Thallys Paulo Silva Fernandes, Ana Giselle Melo Costa, Pedro Eymar Barbosa |
Palabras clave : | Percepção espacial;Arte - Apreciação;Estética;Museu de Arte da UFC - MAUC;Museus - Exposições |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | BRAGA, Marina Macedo; BISERRA, Thallys Paulo Silva; FERNANDES, Ana Giselle Melo; COSTA, Pedro Eymar Barbosa. Sala Raimundo Cela (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O projeto “MAUC: Uma nova recepção estética” constitui-se de um conjunto de postulações estratégicas voltadas para o enriquecimento do diálogo possível entre a provocação artística do espaço museológico e os universos de apreensão estética do visitante. Ou seja, trata-se de um projeto que tem por objetivo configurar - através de interferências na ordem dos objetos, nas informações e na cenografia - as salas do museu, como a sala Raimundo Cela. Assim, se aprofunda no trabalho dos artistas, tirando-os das obras e trazendo para a sala como um todo. O objetivo da intervenção na sala Raimundo Cela é potencializar a principal característica do artista, o desenho, que é a base de todas as suas obras, e através disso, possibilitar que o público possa adentrar no universo do artista. Com esse propósito, fizemos estudos de seu acervo para entender como ele se expressava em suas obras e quais delas escolheríamos para compor a intervenção, além de desenvolver uma nova disposição dos quadros. Após a fase de estudos e seleção dos quadros que seriam colocados na sala, demos início a organização espacial das obras e aos testes e treinos das técnicas. A partir das experimentações, decidimos usar o carvão como ferramenta principal na intervenção e, como suporte, utilizamos um projetor para obter uma maior fidelidade ao desenho do artista. Utilizamos como referências três estudos do Cela - Barra do Ceará, Jangadeiro e Peixeiro - e projetamos as imagens em espaços estratégicos da sala, para que a intervenção dialogasse com as obras ao redor. Após o término dos desenhos, foi necessário a fixação do carvão na parede e a reorganização da disposição das obras na sala. Mais uma vez nos desprendemos dos rodapés e ampliamos a escala da intervenção a fim de potencializar a imersão dos visitantes na sala, desse modo, recebemos uma resposta positiva do público, alcançando assim o objetivo proposto inicialmente. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59695 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mmbraga.pdf | 70,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.