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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Marina Macedo-
dc.contributor.authorBiserra, Thallys Paulo Silva-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Giselle Melo-
dc.contributor.authorCosta, Pedro Eymar Barbosa-
dc.date.accessioned2021-07-22T20:21:23Z-
dc.date.available2021-07-22T20:21:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRAGA, Marina Macedo; BISERRA, Thallys Paulo Silva; FERNANDES, Ana Giselle Melo; COSTA, Pedro Eymar Barbosa. Sala Raimundo Cela (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59695-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectArte - Apreciaçãopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectMuseu de Arte da UFC - MAUCpt_BR
dc.subjectMuseus - Exposiçõespt_BR
dc.titleSala Raimundo Cela (MAUC - Uma nova recepção estética KF002014PJ0024)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto “MAUC: Uma nova recepção estética” constitui-se de um conjunto de postulações estratégicas voltadas para o enriquecimento do diálogo possível entre a provocação artística do espaço museológico e os universos de apreensão estética do visitante. Ou seja, trata-se de um projeto que tem por objetivo configurar - através de interferências na ordem dos objetos, nas informações e na cenografia - as salas do museu, como a sala Raimundo Cela. Assim, se aprofunda no trabalho dos artistas, tirando-os das obras e trazendo para a sala como um todo. O objetivo da intervenção na sala Raimundo Cela é potencializar a principal característica do artista, o desenho, que é a base de todas as suas obras, e através disso, possibilitar que o público possa adentrar no universo do artista. Com esse propósito, fizemos estudos de seu acervo para entender como ele se expressava em suas obras e quais delas escolheríamos para compor a intervenção, além de desenvolver uma nova disposição dos quadros. Após a fase de estudos e seleção dos quadros que seriam colocados na sala, demos início a organização espacial das obras e aos testes e treinos das técnicas. A partir das experimentações, decidimos usar o carvão como ferramenta principal na intervenção e, como suporte, utilizamos um projetor para obter uma maior fidelidade ao desenho do artista. Utilizamos como referências três estudos do Cela - Barra do Ceará, Jangadeiro e Peixeiro - e projetamos as imagens em espaços estratégicos da sala, para que a intervenção dialogasse com as obras ao redor. Após o término dos desenhos, foi necessário a fixação do carvão na parede e a reorganização da disposição das obras na sala. Mais uma vez nos desprendemos dos rodapés e ampliamos a escala da intervenção a fim de potencializar a imersão dos visitantes na sala, desse modo, recebemos uma resposta positiva do público, alcançando assim o objetivo proposto inicialmente.pt_BR
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