Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59507
Tipo: | TCC |
Título : | A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica |
Autor : | Andrade, Leonardo Souza de |
Tutor: | Zandavalli, Roberta Boscaini |
Co-asesor: | Verola, Christiano Franco |
Palabras clave : | Metodologias ativas;PIBID;Docência;Autobiografia;Cursos Populares |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | ANDRADE, Leonardo Souza de. A análise das atividades de extensão na formação docente em Biologia: uma abordagem autobiográfica. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho se trata de um relato de experiência acerca das atividades de extensão desenvolvidas durante a graduação de um aluno no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ocorridas entre junho de 2017 e dezembro de 2019. Nesse relato, se utilizando do método autobiográfico e narrativo, são exploradas as formas em que a extensão atua para com a sociedade externa à universidade através tanto da narrativa autobiográfica quanto do referencial teórico presente no trabalho. Além disso, são exploradas as atividades do bolsista PIBID atuando numa escola de ensino em tempo integral no interior do Ceará, bem como suas atividades como professor voluntário da disciplina de Biologia II no Projeto de Extensão Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, ressaltando o impacto que estas atividades tiveram sobre a sua formação de identidade docente. O trabalho apresenta como resultados o potencial do método autobiográfico na formação de identidade docente através das reflexões realizadas a partir deste. |
Abstract: | This paper is an experience report about the extension activities developed during the graduation of a Biological Sciences degree student, about events occurred between June 2017 and December 2019. In this report, using the autobiographical and narrative method are explored the ways in which the extension works towards society outside the university, through both the autobiographical narrative and the theoretical framework present in the work. In addition, the activities of the scholarship holder PIBID in a full-time teaching school in the interior of Ceará are explored. the activities of the scholarship holder PIBID are explored, working in a full-time teaching school in the interior of Ceará as well as his activities as a volunteer teacher of the Biology II discipline in the Extension Project Paulo Freire Pre-Vestibular Course highlighting the impact these activities had on his teacher identity formation. The work presents as one of the results the potential of the autobiographical method in the formation of teacher identity through the reflections made from this. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59507 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_lsandrade.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.