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Tipo: Dissertação
Título : Necropolítica e educação: a guerra continuada por outros meios
Autor : Barbosa, Leandro Alves
Tutor: Costa, Sylvio de Sousa Gadelha
Palabras clave : Necropolítica;Raça;Colonialismo;Guerra;Educação
Fecha de publicación : 2020
Citación : BARBOSA, Leandro Alves. Necropolítica e educação: a guerra continuada por outros meios. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo desse trabalho é abordar o conceito de necropolítica no pensamento de Achille Mbembe a partir de obras e entrevistas do autor, sua relação conceitual com Michel Foucault, Carl Schmitt, Frantz Fanon, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Felix Guattari, Édouard Glissant, e com pensadores latinos e afro-americanos, assentados na ideia de raça como um dispositivo, uma tecnologia de poder, de gestão da vida, estruturante da modernidade/colonialidade, segundo o Grupo Modernidade/Colonialidade, precursor do pensamento ou giro decolonial nos estudos pós-coloniais latino-americanos. Essa ideia, da centralidade da raça para o pensamento e para a formação da modernidade, fundamental para a necropolítica, assim como o colonialismo moderno e contemporâneo, será articulada para pensarmos a educação no Brasil em diálogo com Abdias do Nascimento, Sueli Carneiro, Boaventura de Sousa Santos, Eliseu Pessanha, Sylvio Gadelha, Bernadete Beserra e Rémi Lavergne. Defendemos que a necropolítica se trata de uma politica de guerra que tem sua genealogia na escravidão colonial e se utiliza de subsídios raciais para eliminação física dos corpos, suas culturas e formas de pensamento. É nessa linha que concentramos nossa exposição, pensando a relação entre necropolítica e educação enquanto a guerra continuada por outros meios. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica.
Abstract: The aim of this work is to approach the concept of necropolitics in the thought of Achille Mbembe from the author's works and interviews, his conceptual relationship with Michel Foucault, Carl Schmitt, Frantz Fanon, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze and Felix Guattari, Édouard Glissant, and with Latin and African-American thinkers, based on the idea of race as a device, a technology of power, of life management, structuring modernity / coloniality, according to the Modernity/Coloniality Group, precursor of thought or decolonial turn in post- Latin American colonials. This idea, of the centrality of race to thought and to the formation of modernity, fundamental to necropolitics, as well as modern and contemporary colonialism, will be articulated in order to think about education in Brazil in dialogue with Abdias do Nascimento, Sueli Carneiro, Boaventura de Sousa Santos, Eliseu Pessanha, Sylvio Gadelha, Bernadete Beserra and Rémi Lavergne. We argue that the necropolitics is a war policy that has its genealogy in colonial slavery and uses racial subsidies for the physical elimination of bodies, their cultures and ways of thinking. It is in this line that we concentrated our exhibition, thinking about the relationship between necropolitics and education while the war continued by other means. The methodology adopted is bibliographic research.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58948
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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