Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58911
Type: TCC
Title: Uma farmácia a cada esquina: um estudo sobre a Pague Menos e o crescimento do varejo farmacêutico na cidade de Fortaleza
Authors: Saboia, Jessica da Silva
Advisor: Vasconcelos, Janice Leal de Carvalho
Keywords: Varejo Farmacêutico;Expansão de Mercado;Fortaleza;Pague Menos;Mix de Marketing
Issue Date: 2021
Citation: SABOIA, Jessica da Silva. Uma farmácia a cada esquina: um estudo sobre a Pague Menos e o crescimento do varejo farmacêutico na cidade de Fortaleza. Orientadora: Janice Leal de Carvalho Vasconcelos. 2021. 71 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O varejo farmacêutico tem crescido de forma significativa e expressiva em todo o Brasil. O país ganha notoriedade em escala global, com perspectivas de que alcance a 5a posição no panorama mundial farmacêutico em 2023. A partir da percepção deste cenário e da crescente expansão do varejo farmacêutico em números de farmácias na cidade de Fortaleza, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação da Rede de Farmácias Pague Menos e seu mix de marketing diante desse cenário. A capital chega a ser a cidade que concentra o maior número de lojas da rede de farmácias. Logo, foi possível perceber que o crescimento do varejo farmacêutico em Fortaleza está associado tanto a uma consequência mais macro, relacionada à expansão deste mercado a uma tendência nacional e ação das grandes redes de farmácias, como também pela forte atuação da Pague Menos na cidade, por meio do seu mix de marketing.
Abstract: Pharmaceutical retail has grown significantly and expressively throughout Brazil. The country gains notoriety on a global scale, with prospects of reaching the 5th position in the global pharmaceutical panorama in 2023. Based on the perception of this scenario and the growing expansion of pharmaceutical retail in numbers of pharmacies in the city of Fortaleza, the present work aims to analyze the participation of the Pague Menos Pharmacy Network and its marketing mix in the face of this scenario. The capital becomes the city that concentrates the largest number of stores in the pharmacy chain. Therefore, it was possible to see that the growth of pharmaceutical retail in Fortaleza is associated both with a more macro consequence, related to the expansion of this market to a national trend and the action of the large drugstore chains, as well as due to the strong presence of Pague Menos in the city, through your marketing mix.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58911
Appears in Collections:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_jssaboia.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.