Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58837
Tipo: | TCC |
Título: | Desenvolvimento de um sistema para apoio no ensino de Libras: bilíngua |
Autor(es): | Silva, Lucas de Oliveira da |
Orientador: | Sampaio, Andreia Libório |
Palavras-chave: | Língua Brasileira de Sinais;Interação homem-máquina;Engenharia de Software |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA, Lucas de Oliveira da. Desenvolvimento de um sistema para o apoio ao ensino de Libras: Bilíngua. 2020. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. |
Resumo: | Pessoas com deficiência auditiva podem apresentar dificuldades severas de comunicação e socialização. Para essas pessoas as tecnologias digitais podem ser uma ferramenta de comunicação, socialização e de aprendizado por meio inserção da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Entretanto, a revisão de literatura demonstram a necessidade de investimento em estudos e ferramentas para o ensino da Libras, levando em consideração o contexto atual de inovação tecnológica e suas implicações para profissionais e para a sociedade. Empenhando-se em facilitar a comunicação dessas pessoas, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um sistema para apoio ao ensino de Libras, em que foi intitulado de Bilíngua. O desenvolvimento do Bilíngua ocorreu em etapas, baseado nas metodologias de desenvolvimentos da Engenharia de Software. Para a construção dos requisitos funcionais e não funcionais, participaram do estudo intérpretes de Libras, professores de instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência auditiva, sendo 02 surdos com experiência no ensino de Libras e 01 criança em fase aprendizado da Libras. Como resultado final, foi desenvolvido um aplicativo para o ensino de Libras com foco em crianças com idade 07 a 14 anos, disponível para dispositivos móveis com o sistema operacional Android e um sistema web para profissionais do ensino de Libras com objetivo de otimizar o acompanhamento de pessoas surdas, gerenciando o tempo e organizando seus horários. |
Abstract: | Hearing impaired people may have severe communication and socialization difficulties. For these people, digital technologies can be a tool for communication, socialization and learning through the insertion of the Brazilian Sign Language - LIBRAS. However, the literature review demonstrates the need for investment in studies and tools for teaching Libras, taking into account the current context of technological innovation and its implications for professionals and for society. Striving to facilitate the communication of these people, the objective of this research is the development of a system to support the teaching of Libras, in which it was called Bilíngua. The development of Bilíngua took place in stages, based on the Software Engineering development methodologies. For the construction of functional and non-functional requirements, Libras interpreters, teachers from public and private institutions, people with hearing impairments participated in the study, 02 deaf with experience in teaching Libras and 01 child in the Libras learning phase. As a final result, an application for teaching Libras was developed with a focus on children aged 07 to 14 years, available for mobile devices with the Android operating system and a web system for Libras teaching professionals in order to optimize the monitoring of deaf people, managing time and organizing their schedules. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58837 |
Aparece nas coleções: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_losilva.pdf | 10,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.