Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58837
Tipo: TCC
Título : Desenvolvimento de um sistema para apoio no ensino de Libras: bilíngua
Autor : Silva, Lucas de Oliveira da
Tutor: Sampaio, Andreia Libório
Palabras clave : Língua Brasileira de Sinais;Interação homem-máquina;Engenharia de Software
Fecha de publicación : 2020
Citación : SILVA, Lucas de Oliveira da. Desenvolvimento de um sistema para o apoio ao ensino de Libras: Bilíngua. 2020. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Pessoas com deficiência auditiva podem apresentar dificuldades severas de comunicação e socialização. Para essas pessoas as tecnologias digitais podem ser uma ferramenta de comunicação, socialização e de aprendizado por meio inserção da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Entretanto, a revisão de literatura demonstram a necessidade de investimento em estudos e ferramentas para o ensino da Libras, levando em consideração o contexto atual de inovação tecnológica e suas implicações para profissionais e para a sociedade. Empenhando-se em facilitar a comunicação dessas pessoas, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um sistema para apoio ao ensino de Libras, em que foi intitulado de Bilíngua. O desenvolvimento do Bilíngua ocorreu em etapas, baseado nas metodologias de desenvolvimentos da Engenharia de Software. Para a construção dos requisitos funcionais e não funcionais, participaram do estudo intérpretes de Libras, professores de instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência auditiva, sendo 02 surdos com experiência no ensino de Libras e 01 criança em fase aprendizado da Libras. Como resultado final, foi desenvolvido um aplicativo para o ensino de Libras com foco em crianças com idade 07 a 14 anos, disponível para dispositivos móveis com o sistema operacional Android e um sistema web para profissionais do ensino de Libras com objetivo de otimizar o acompanhamento de pessoas surdas, gerenciando o tempo e organizando seus horários.
Abstract: Hearing impaired people may have severe communication and socialization difficulties. For these people, digital technologies can be a tool for communication, socialization and learning through the insertion of the Brazilian Sign Language - LIBRAS. However, the literature review demonstrates the need for investment in studies and tools for teaching Libras, taking into account the current context of technological innovation and its implications for professionals and for society. Striving to facilitate the communication of these people, the objective of this research is the development of a system to support the teaching of Libras, in which it was called Bilíngua. The development of Bilíngua took place in stages, based on the Software Engineering development methodologies. For the construction of functional and non-functional requirements, Libras interpreters, teachers from public and private institutions, people with hearing impairments participated in the study, 02 deaf with experience in teaching Libras and 01 child in the Libras learning phase. As a final result, an application for teaching Libras was developed with a focus on children aged 07 to 14 years, available for mobile devices with the Android operating system and a web system for Libras teaching professionals in order to optimize the monitoring of deaf people, managing time and organizing their schedules.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58837
Aparece en las colecciones: DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_losilva.pdf10,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.