Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58273
Tipo: Resumo
Título : Relato de experiência do Projeto de Extensão “Arte de Nascer”
Autor : Capelo, Mariana Guimaraes
Silva, Yara Luiza Freitas
Lima, Luzia Vanessa Alves de
Ribeiro, Isabelle Cristina Sampaio
Gonzalez, Ricardo Hugo
Palabras clave : Gestantes - Saúde e higiene;Lactentes - Saúde e higiene;Exercícios físicos - Aspectos da saúde;Medicina preventiva
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : CAPELO, Mariana Guimaraes; SILVA, Yara Luiza Freitas; LIMA, Luzia Vanessa Alves de; RIBEIRO, Isabelle Cristina Sampaio; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Relato de experiência do Projeto de Extensão “Arte de Nascer”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: Introdução: na gestação a mulher sofre mudanças físicas e emocionais, todo o corpo da mãe se transforma para que ela possa abrigar o seu bebê, alimentá-lo e permitir o seu desenvolvimento até a hora do nascimento. Muitos estudos mostram que uma atividade física na gestação, diminui a probabilidade de complicações durante o parto e melhor recuperação pós-parto, produzindo bem estar e um melhor relacionamento com o bebê. O projeto Arte de Nascer foi idealizado para incluir a atividade física, hidroginástica como mais um benefício a ser acrescentado no pré-natal como um meio de melhorar a qualidade de vida da gestante durante todo o período gestacional e consequentemente levá-la a ter um parto normal. Objetivo: implementar atividades de hidroginástica, como a prática preventiva à saúde, durante o período de gestação. Metodologia: as aulas de hidroginástica são ministradas na terças e sextas com duração de 50 minutos, no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, as participantes são gestantes de baixo risco acompanhadas no pré-natal, na Casa de Parto/CEDEFAM. As atividades desenvolvidas se iniciam com um aquecimento, seguido de um a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvem força de determinados músculos, terminando com um relaxamento. Resultados: as gestantes afirmam que já na segunda semana de aula as dores nas costas e cansaço nas pernas foram amenizadas, bem como houve uma melhora na qualidade de vida visto que elas acordam mais dispostas para suas práticas diárias. Conclusão: a prática de exercício físico moderado durante a gestação contribui para melhoras positivas na saúde da mãe e do feto, tanto na parte biológica como na psicológica, sendo a hidroginástica uma aliada na qualidade de vida das gestantes e posteriormente do bebê.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58273
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_mgcapelo.pdf68,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.