Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786
Tipo: | Resumo |
Título : | A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
Autor : | Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira Matos, Bárbara Dezidorio Almeida Neto, Francisco Honório de Paixão, Râmila Silva Silva Júnior, Rômulo Cunha da Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de |
Palabras clave : | Pokémon GO;Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará;Lazer;Recreação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lkorodrigues.pdf | 74,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.