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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Matos, Bárbara Dezidorio | - |
dc.contributor.author | Almeida Neto, Francisco Honório de | - |
dc.contributor.author | Paixão, Râmila Silva | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Rômulo Cunha da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T12:47:57Z | - |
dc.date.available | 2021-04-16T12:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pokémon GO | pt_BR |
dc.subject | Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.title | A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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