Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Lizandra Karen de Oliveira-
dc.contributor.authorMatos, Bárbara Dezidorio-
dc.contributor.authorAlmeida Neto, Francisco Honório de-
dc.contributor.authorPaixão, Râmila Silva-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Rômulo Cunha da-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro de-
dc.date.accessioned2021-04-16T12:47:57Z-
dc.date.available2021-04-16T12:47:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPokémon GOpt_BR
dc.subjectEspaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.titleA Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GOpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lkorodrigues.pdf74,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.