Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56495
Tipo: | Resumo |
Título : | Relato de experiência: o uso da webrádio como ferramenta de comunicação e educação no Assentamento Che Guevara (PD00.2012.PJ.0476) |
Autor : | Nogueira Junior, Fabio Florencio França, Roberta Cavalcante de Teixeira, Maria Geovana Pires Borges Neto, Herminio |
Palabras clave : | Rádio comunitária;Inclusão digital;Integração social |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | NOGUEIRA JUNIOR, Fabio Florencio; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; TEIXEIRA, Maria Geovana Pires; BORGES NETO, Herminio. Relato de experiência: o uso da webrádio como ferramenta de comunicação e educação no Assentamento Che Guevara (PD00.2012.PJ.0476). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Desenvolvemos este artigo com objetivo de relatar as experiências vividas, junto aos moradores do Assentamento Che Guevara - Ocara-Ce, sobre a utilização da WebRádio como instrumento educativo. Usamos como base as formações do CRID - Centros Rurais de Inclusão Digital, projeto de extensão da UFC - financiado pelo CNPQ, que, em parceria com FETRAECE e o INCRA, trabalha com os assentamentos a oportunidade da Inclusão Digital. O intuito é construir com os moradores um conhecimento sobre as novas tecnologias e usá-las ampliando suas possibilidades de comunicação, promovendo o acesso aos aparatos digitais, entre eles: internet, celular e computadores. Na pesquisa bibliográfica que realizamos neste trabalho, está a análise do documento Planejamento WEBRádio2; nele, está registrado como objetivos esperados: o estímulo ao trabalho em grupo; a tornarem-se autores de suas próprias histórias; dialogar sobre os impactos da chegada do CRID no assentamento, gravação e edição das histórias. Para a realização do que foi planejado, aplicamos a metodologia da Sequência Fedathi (Borges Neto, 2013), que se utiliza dos seguintes passos: Tomada de Posição, Maturação, Solução e, por fim, a Prova. Os resultados obtidos na observação participante que realizamos nesta pesquisa foram: a) as possibilidades de trabalhar com outras práticas pedagógicas; b) outros usos da internet, tendo em vista que nas comunidades rurais o acesso a ela faz-se limitado e, pra muitos, é algo sem valor; c) a construção do trabalho textual coletivo; d) edição coletiva das histórias. Concluímos que, apesar dos desafios, o uso da WebRádio no assentamento Che Guevara foi bastante produtivo e pode vir a ser usado como ferramenta de ensino pelo moradores. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56495 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ffnjunior.pdf | 76,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.