Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira Junior, Fabio Florencio-
dc.contributor.authorFrança, Roberta Cavalcante de-
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Geovana Pires-
dc.contributor.authorBorges Neto, Herminio-
dc.date.accessioned2021-02-10T14:34:13Z-
dc.date.available2021-02-10T14:34:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNOGUEIRA JUNIOR, Fabio Florencio; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; TEIXEIRA, Maria Geovana Pires; BORGES NETO, Herminio. Relato de experiência: o uso da webrádio como ferramenta de comunicação e educação no Assentamento Che Guevara (PD00.2012.PJ.0476). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56495-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRádio comunitáriapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.titleRelato de experiência: o uso da webrádio como ferramenta de comunicação e educação no Assentamento Che Guevara (PD00.2012.PJ.0476)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesenvolvemos este artigo com objetivo de relatar as experiências vividas, junto aos moradores do Assentamento Che Guevara - Ocara-Ce, sobre a utilização da WebRádio como instrumento educativo. Usamos como base as formações do CRID - Centros Rurais de Inclusão Digital, projeto de extensão da UFC - financiado pelo CNPQ, que, em parceria com FETRAECE e o INCRA, trabalha com os assentamentos a oportunidade da Inclusão Digital. O intuito é construir com os moradores um conhecimento sobre as novas tecnologias e usá-las ampliando suas possibilidades de comunicação, promovendo o acesso aos aparatos digitais, entre eles: internet, celular e computadores. Na pesquisa bibliográfica que realizamos neste trabalho, está a análise do documento Planejamento WEBRádio2; nele, está registrado como objetivos esperados: o estímulo ao trabalho em grupo; a tornarem-se autores de suas próprias histórias; dialogar sobre os impactos da chegada do CRID no assentamento, gravação e edição das histórias. Para a realização do que foi planejado, aplicamos a metodologia da Sequência Fedathi (Borges Neto, 2013), que se utiliza dos seguintes passos: Tomada de Posição, Maturação, Solução e, por fim, a Prova. Os resultados obtidos na observação participante que realizamos nesta pesquisa foram: a) as possibilidades de trabalhar com outras práticas pedagógicas; b) outros usos da internet, tendo em vista que nas comunidades rurais o acesso a ela faz-se limitado e, pra muitos, é algo sem valor; c) a construção do trabalho textual coletivo; d) edição coletiva das histórias. Concluímos que, apesar dos desafios, o uso da WebRádio no assentamento Che Guevara foi bastante produtivo e pode vir a ser usado como ferramenta de ensino pelo moradores.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ffnjunior.pdf76,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.