Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56112
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Análise do limite do iri em pistas de pouso e decolagem a partir da resposta dinâmica de aeronaves |
Authors: | Pinho, Maria Passos Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Keywords: | International Roughness Index (IRI);Pavimentos aeroportuários;Pavimentos - Manutenção e reparos;Pistas rodoviárias;Sistema de gerência de pavimentos |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | PINHO,Maria Passos; OLIVEIRA,Francisco Heber Lacerda de. Análise do limite do iri em pistas de pouso e decolagem a partir da resposta dinâmica de aeronaves. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1122-1125. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este relatório refere-se à dissertação em andamento, cujo objetivo principal é analisar a adequabilidade do limite estabelecido em regulamento brasileiro para o International Roughness Index (IRI) em pistas de pouso e decolagem, uma vez que este índice foi concebido para avaliar a qualidade do rolamento em pavimentos rodoviários com base na operação de veículos. Para tanto, o IRI será comparado com as acelerações verticais que as irregularidades longitudinais provocam nas aeronaves. Algumas pistas aeroportuárias estão sendo estudas a partir de simulações feitas por meio do software ProFAA, considerando-se diferentes níveis de velocidades e modelos de aeronaves. Os resultados preliminares indicam que é possível a aceleração vertical das aeronaves ser considerada aceitável quando o IRI supera o limite máximo estabelecido. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56112 |
ISBN: | 978-85-87893-21-5 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mppinho.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.