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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise do limite do iri em pistas de pouso e decolagem a partir da resposta dinâmica de aeronaves
Autor(es): Pinho, Maria Passos
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palavras-chave: International Roughness Index (IRI);Pavimentos aeroportuários;Pavimentos - Manutenção e reparos;Pistas rodoviárias;Sistema de gerência de pavimentos
Data do documento: 2018
Citação: PINHO,Maria Passos; OLIVEIRA,Francisco Heber Lacerda de. Análise do limite do iri em pistas de pouso e decolagem a partir da resposta dinâmica de aeronaves. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1122-1125.
Resumo: Este relatório refere-se à dissertação em andamento, cujo objetivo principal é analisar a adequabilidade do limite estabelecido em regulamento brasileiro para o International Roughness Index (IRI) em pistas de pouso e decolagem, uma vez que este índice foi concebido para avaliar a qualidade do rolamento em pavimentos rodoviários com base na operação de veículos. Para tanto, o IRI será comparado com as acelerações verticais que as irregularidades longitudinais provocam nas aeronaves. Algumas pistas aeroportuárias estão sendo estudas a partir de simulações feitas por meio do software ProFAA, considerando-se diferentes níveis de velocidades e modelos de aeronaves. Os resultados preliminares indicam que é possível a aceleração vertical das aeronaves ser considerada aceitável quando o IRI supera o limite máximo estabelecido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56112
ISBN: 978-85-87893-21-5
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