Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56112
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Análise do limite do iri em pistas de pouso e decolagem a partir da resposta dinâmica de aeronaves |
Autor(es): | Pinho, Maria Passos Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Palavras-chave: | International Roughness Index (IRI);Pavimentos aeroportuários;Pavimentos - Manutenção e reparos;Pistas rodoviárias;Sistema de gerência de pavimentos |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | PINHO,Maria Passos; OLIVEIRA,Francisco Heber Lacerda de. Análise do limite do iri em pistas de pouso e decolagem a partir da resposta dinâmica de aeronaves. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1122-1125. |
Resumo: | Este relatório refere-se à dissertação em andamento, cujo objetivo principal é analisar a adequabilidade do limite estabelecido em regulamento brasileiro para o International Roughness Index (IRI) em pistas de pouso e decolagem, uma vez que este índice foi concebido para avaliar a qualidade do rolamento em pavimentos rodoviários com base na operação de veículos. Para tanto, o IRI será comparado com as acelerações verticais que as irregularidades longitudinais provocam nas aeronaves. Algumas pistas aeroportuárias estão sendo estudas a partir de simulações feitas por meio do software ProFAA, considerando-se diferentes níveis de velocidades e modelos de aeronaves. Os resultados preliminares indicam que é possível a aceleração vertical das aeronaves ser considerada aceitável quando o IRI supera o limite máximo estabelecido. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56112 |
ISBN: | 978-85-87893-21-5 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mppinho.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.