Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629
Type: TCC
Title: PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional
Authors: Alves, Maria Alquimara Braz
Advisor: Monteiro, Ingrid Teixeira
Keywords: Jogos Educativos;Pensamento computacional;Raciocínio
Issue Date: 2020
Citation: ALVES, Maria Alquimara Braz. PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional. 2020. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital Progster, que tem o objetivo de ensinar pensamento computacional para crianças de 7 a 9 anos, fazendo uso de conceitos básicos de ciência da computação para melhorar o desenvolvimento do raciocínio lógico, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas disciplinas da base curricular tradicional e auxiliando na capacitação de futuros profissionais aptos a serem criadores de tecnologia. Para isso, foi necessário fazer um levantamento dos problemas de interface, interação e ensino dos jogos semelhantes ao Progster e, com base nisso, criar o game design do jogo. Antes e depois do desenvolvimento foram realizadas avaliações para validar o trabalho. Como resultado dessas avaliações, comprovou-se a capacidade do jogo Progster de auxiliar no ensino de pensamento computacional.
Abstract: This work presents the development of a digital game called Progster, which aims to teach computational thinking for children from 7 to 9 years old, by making use of basic computer science concepts to improve the development of logical reasoning. Progster may contribute to teaching the disciplines of traditional curriculums and to supporting the training of future professionals, turning them into technology creators. We made a survey of the problems of interface, interaction and teaching of games similar to Progster and based on that we created its game design. Before and after the development, we carried out user evaluations to validate the work. As a result, Progster proved to be a promising way to support the teaching of the basics of computational thinking
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629
Appears in Collections:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_mabalves.pdf5,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.