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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Ingrid Teixeira-
dc.contributor.authorAlves, Maria Alquimara Braz-
dc.date.accessioned2020-12-09T12:36:54Z-
dc.date.available2020-12-09T12:36:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALVES, Maria Alquimara Braz. PROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacional. 2020. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55629-
dc.description.abstractThis work presents the development of a digital game called Progster, which aims to teach computational thinking for children from 7 to 9 years old, by making use of basic computer science concepts to improve the development of logical reasoning. Progster may contribute to teaching the disciplines of traditional curriculums and to supporting the training of future professionals, turning them into technology creators. We made a survey of the problems of interface, interaction and teaching of games similar to Progster and based on that we created its game design. Before and after the development, we carried out user evaluations to validate the work. As a result, Progster proved to be a promising way to support the teaching of the basics of computational thinkingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.titlePROGSTER - um jogo digital infantil para o ensino de pensamento computacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital Progster, que tem o objetivo de ensinar pensamento computacional para crianças de 7 a 9 anos, fazendo uso de conceitos básicos de ciência da computação para melhorar o desenvolvimento do raciocínio lógico, contribuindo para o aprimoramento do desempenho nas disciplinas da base curricular tradicional e auxiliando na capacitação de futuros profissionais aptos a serem criadores de tecnologia. Para isso, foi necessário fazer um levantamento dos problemas de interface, interação e ensino dos jogos semelhantes ao Progster e, com base nisso, criar o game design do jogo. Antes e depois do desenvolvimento foram realizadas avaliações para validar o trabalho. Como resultado dessas avaliações, comprovou-se a capacidade do jogo Progster de auxiliar no ensino de pensamento computacional.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

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