Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização
Autor(es): Balbino, Vivina do Carmo Rios
Palavras-chave: Psicologia escolar;Psicólogo - formação acadêmica;Psicólogo - exercício profissional
Data do documento: 1990
Instituição/Editor/Publicador: Psicologia: Ciência e Profissão
Citação: BALBINO, Vivina do Carmo Rios. Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 10, n. 2-4, p. 50-57, 1990.
Resumo: Este trabalho contitui uma tentativa de avançar na compreenção da psicologia escolar, em específico dos aspectos ligados ao caráter ideógico da formação e da prática e à contextualização da atividade profissional. Analisando a produção científica na área da psicologia, podemos observar que no Brasil ainda são poucos os estudos, pesquisas e publicações, nesta área específica. Acreditamos que isso se dê como consequência natural da predominância do enfoque clínico nos cursos de formação de psicólogo, desde sua regulamentação em 1952, fazendo com que áreas importantes como psicologia escolar não sejam priorizadas como atividades profissionais e como objeto de investigação. Contudo, não resta dúvida de que a referida área tem conquistado espaço nos últimos anos, ocorrendo uma maior dicussão de sua identidade profissional e suas dificuldades na busca de uma participação mais efetiva e valorizada do profissional na sociedade. O recente movimento nacional pela criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) com suas seccionais é mais uma demonstração de evolução da área. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
ISSN: 1414-9893
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_vcrbalbino.pdf723,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.