Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
Type: Artigo de Periódico
Title: Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização
Authors: Balbino, Vivina do Carmo Rios
Keywords: Psicologia escolar;Psicólogo - formação acadêmica;Psicólogo - exercício profissional
Issue Date: 1990
Publisher: Psicologia: Ciência e Profissão
Citation: BALBINO, Vivina do Carmo Rios. Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 10, n. 2-4, p. 50-57, 1990.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho contitui uma tentativa de avançar na compreenção da psicologia escolar, em específico dos aspectos ligados ao caráter ideógico da formação e da prática e à contextualização da atividade profissional. Analisando a produção científica na área da psicologia, podemos observar que no Brasil ainda são poucos os estudos, pesquisas e publicações, nesta área específica. Acreditamos que isso se dê como consequência natural da predominância do enfoque clínico nos cursos de formação de psicólogo, desde sua regulamentação em 1952, fazendo com que áreas importantes como psicologia escolar não sejam priorizadas como atividades profissionais e como objeto de investigação. Contudo, não resta dúvida de que a referida área tem conquistado espaço nos últimos anos, ocorrendo uma maior dicussão de sua identidade profissional e suas dificuldades na busca de uma participação mais efetiva e valorizada do profissional na sociedade. O recente movimento nacional pela criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) com suas seccionais é mais uma demonstração de evolução da área. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
ISSN: 1414-9893
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1990_art_vcrbalbino.pdf723,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.